EM IPUPIARA, ALUNOS DO MEDIOTEC NO CDECA, TIVERAM ‘AULA DE CAMPO’ NA PREFEITURA
http://www.ocristal.com.br/2023/03/em-ipupiara-alunos-do-mediotec-no-cdeca.html
Ver na prática o fluxograma de uma estrutura administrativa e compreender a importância da administração para o sucesso dos empreendimentos, foram os principais objetivos da visita feita pelos alunos do curso de Técnico em Administração, nível médio, à sede da Prefeitura de Ipupiara, na manhã desta quinta-feira, 23, em modo de “Aula de Campo”.
Os estudantes foram recebidos pelo Secretário de Administração e Finanças, Wellington Bessa, na Sala de Reuniões da Prefeitura, onde explanou sobre a ciência da administração, com ênfase na gestão pública.
Em seguida os futuros técnicos em ADM fizeram um tour pelo interior da prefeitura, conhecendo os órgãos da administração e compreendendo a sua engenharia, o porquê da localização de cada órgão, como a recepção, o gabinete do prefeito, setor de licitações, controladoria, tesouraria e outras estruturas inerentes a um órgão público, que na prática da técnica administrativa, é bastante semelhante aos ambientes empresariais.
Os alunos, que são formalmente matriculados no Ensino Médio do Colégio Democrático Estadual Castro Alves – CDECA, são beneficiários do programa Mediotec, do Governo Federal, no âmbito metodológico do Novo Ensino Médio, estudando o curso de Administração em nível médio, no turno oposto ao Ensino Médio, na mesma escola.
Em Ipupiara o Mediotec é coordenado pela Professora Adriana Barbosa de Almeida Santos e conta com o suporte dos instrutores Thiara Oliveira Lima e Waldiney dos Santos Junior, que acompanharam os educandos na aula de campo.
Iniciado com 25 alunos em abril do ano passado, o curso conta atualmente com 15 frequentadores. “Dez alunos desistiram por diferentes razões, alegando principalmente a necessidade de ter que trabalhar no turno oposto e ainda não há a oferta para o turno noturno”, explicou Adriana.
Ela disse que ficou bastante satisfeita com o acolhimento do prefeito Ascir Leite e a sua equipe, inclusive com a oferta de espaços alternativos para ampliar a participação de estudantes nas próximas etapas do programa.
AJUDA FINANCEIRA AOS ESTUDANTES DO MEDIOTEC
De acordo com o portal do MEC – Ministério da Educação, o MedioTec é uma ação para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma concomitante para o aluno das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculado no ensino médio regular. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação.
Entre seus objetivos, tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda, com maior capacidade técnica e habilidades que possam atender as demandas dos seus empregadores.
O programa é executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio.
As vagas são definidas a partir da metodologia adotada na Bolsa Formação com o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as prospecções de crescimento econômico e social das regiões do país, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e as demandas.
Assistência Estudantil
Para os cursos técnicos ofertados na forma concomitante (a serem cursados em paralelo ao ensino médio), a Bolsa Formação prevê a assistência estudantil na composição do valor de seus recursos a serem destinados às instituições de ensino ofertantes. Este é um mecanismo de promover a permanência e prevenir a evasão.
A assistência estudantil, conforme Portaria nº 817/2015, poderá envolver o fornecimento de alimentação e, se necessário, transporte diretamente ao estudante ou pagamento em dinheiro, desde que se adotem mecanismos que permitam a precisa identificação do beneficiário final, nos termos do Decreto Federal nº 7.507/2011.
A assistência estudantil deverá ser fornecida observando também a necessidade do público, do curso, das especificidades de transporte ou da região.
Sendo a alimentação e o transporte elementos primordiais para garantir a permanência do aluno no curso, recomenda-se que a instituição destine especial atenção ao planejamento destes benefícios, contribuindo de maneira eficaz, eficiente e efetiva para a permanência e êxito de seus estudantes.
Via: Ascom/PMI