Semana do Meio Ambiente; Ipupiara é referência Regional nos cuidados com a natureza.

 


A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ipupiara foi uma das primeiras cidades há criar o COMUMA (conselho Municipal de meio ambiente), que é um instrumento de gestão ambiental local onde une órgãos públicos, setores empresariais, políticos e as organizações da sociedade civil em busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais.

Além disso, Ipupiara também é referencia na questão de preservação ambiental por levar a prática de proteção natural, nos níveis individuais, organizacionais e governamentais, tanto em benefícios do próprio meio ambiente como dos seres humanos. 

veja abaixo os pontos turísticos em Ipupiara : 

  • 1. GRUTA MISTERIOSA
  • 2. PEDRA DA SOLTA
  • 3. CACHOEIRA DA SOLTA
  • 4. RIO VERDE
  • 5. ESCORREGA DO BREJÃO
  • 6. MEMORIAL DOS MÁRTIRES - PINTADA - IPUPIARA - BAHIA
  • 7. ORLA DA LAGOA
  • 8. CIDADE PERDIDA - COMERCIO VELHO - ITAQUARI = IPUPIARA



GRUTA MISTERIOSA


Lugar perfeito para quem busca paz e conexão com a natureza. A 30km do centro da Sede, a misteriosa gruta, em meio à côncava e bruta massa rochosa, localiza-se a 7km da comunidade de Vanique, escoando uma bela cascata cristalina, que dá origem à impecável e tímida gruta da Serra do Carranca.
Segundo contam os mais velhos, em meados da década de 30 do Séc. XX, garimpeiros, em busca de diamantes e carbonatos, descobriram esta gruta com salões de infinitas extensões. Eis o mistério da gruta!
A trilha ecológica, a partir de Vanique, leva os visitantes até a gruta em uma caminhada de 90 minutos, com a sonoridade da passarinhada, muito ar puro, relva e vegetação abundante.

PEDRA DA SOLTA


Aos visitantes de Ipupiara, a aventura não para por aí. Além da belíssima gruta, os turistas podem apreciar o sitio de artes rupestres e a Pedra da Solta, que dá origem ao seu nome. A pedra tem 55 metros de altura, proporcionando a visão panorâmica do local, um formoso cartão de boas-vindas para quem vai à Cachoeira da Solta.

CACHOEIRA DA SOLTA



Com uma queda d'água de 22 metros, a Cachoeira da Solta tem acesso livre. Além da belíssima paisagem, o local ainda presenteia os visitantes com uma caminhada ecológica de sete quilômetros em 60 minutos, realizada em meio às pinturas rupestres e córregos por gruta que dá eco ao canto dos pássaros, guardiões da exuberante vegetação.
A Cachoeira da Solta está localizada a 35 quilômetros do Centro da cidade, no sentido da comunidade Brejão.

RIO VERDE



As águas limpas que banham a extensão do Rio Verde ganham em seu percurso a cor escura das diversas raízes das espécies nativas da flora local. Lugar lindo, de muito ar puro, vegetação densa, de fácil acesso e vários pontos apropriados para banho. Localizado a  40 quilômetros do centro da cidade, na comunidade de Rio Verde, ele é intermitente, próprio para caminhadas ecológicas em qualquer época, devendo sua visita para banho ser consultada aos guias disponíveis.


ESCORREGA DO BREJÃO



Um tobogã natural a céu aberto. É assim que muitos falam do Escorrega do Brejão, lugar lindo, com muito ar puro, ideal para acampar. De fácil acesso, este atrativo natural está a 30 quilômetros do centro da cidade, na comunidade de Brejão





SÍTIO DE ARTES RUPESTRES

Em todas as direções do município, notam-se as passagens dos povos indígenas. Nas grutas, cavernas e paredões pode-se dizer que se constituiu um verdadeiro sítio de artes rupestres, com destaque para as comunidade de Santo Antônio, Mata de Verissimo, Pintada  e Pedra da Solta.

MEMORIAL DOS MÁRTIRES - PINTADA - IPUPIARA - BAHIA

O Memorial dos Mártires fica localizado na comunidade de Pintada, a 12km da sede do município,  construído pela Igreja Católica, em homenagem aos mártires, assim reconhecidos pela Diocese da Barra, mortos durante o Regime Militar, no início da década de 70 do Séc. XX. Este é o local onde tombaram mortos o Capitão Carlos Lamarca e Zequinha Barreto, executados pela força de repressão do Regime Militar. Além deles, o memorial homenageia Otoniel Campos Barreto, Luiz Antônio Santa Bárbara, Manoel Dias de Santana e Josael de Lima (Jota).




ORLA DA LAGOA


As águas pluviais que afluem de diversas áreas da cidade se encontram na “Lagoa”, local de baixada que recebe as águas das áreas mais elevadas da cidade, onde se encontra o “Mercado”, ponto focal da feira-livre, e a Praça de Eventos, que recebe anualmente as programações culturais e esportivas, festejos juninos e Rèveillon. A “Lagoa”, em ano de chuvas intensas, ajunta um volume de água suficiente para passar de um ano a outro, além de se tornar um ambiente muito agradável de lazer e entretenimento.
A partir de 2018/2019, a Prefeitura realizou várias obras na orla da “Lagoa”, oferecendo infraestrutura urbana no seu entorno, tendo inclusive construído uma ponte que permite à população residente e aos visitantes desfrutarem de momentos de encontros, caminhadas, brincadeiras com as crianças, e ainda contemplarem o lindo por do sol. Um verdadeiro cartão postal urbano.


CIDADE PERDIDA - COMERCIO VELHO - ITAQUARI = IPUPIARA

ruínas do cemitério com túmulos

ruínas do cemitério com túmulos
local onde tinha as casas residenciais

ocal onde tinha as casas comercias - mais de 40 lojas de tecidos e cereais
morro da cruz - comercio velho





Postagens relacionadas

ipupiara regiao bahia 907764060468789867

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











Mais acessadas

Seguidores

item