Presidente do TRE-BA proíbe todos os eventos de campanha no estado faltando poucos dias para as eleições

 


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) proibiu todos os eventos presenciais de campanha eleitoral, a cinco dias das eleições municipais, que ocorrem neste domingo (15).

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (10) pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior,por meio de uma resolução assinada por ele e que tem início imediato já a partir desta quarta-feira (11).

De acordo com o documento, ficam vedadas eventos políticos presenciais como "comícios, passeatas,bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas,motoatas, carreatas e similares”.

O TRE-BA também proíbe a distribuição de panfletos,folhetos, adesivos, entre outros materiais de campanha.

Segundo o Bahia Notícias, para o advogado especialista em direito eleitoral, Ademir Ismerim, a campanha“praticamente acabou porque não tem meios de contato com o eleitor”. “É uma eleição muito atípica. Você não tem meios de fazer propaganda, e no final as carreatas e passeatas acabam proibidas",afirmou.

Na visão de Ismerim, a campanha restrita à internet dificulta o conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. “Quem está na internet, normalmente, já tem um candidato. Ali é um famoso bate boca. Você nunca ouviu alguém dizer que vai ligar a internet para achar um candidato. Fica restrito a isso. Tem que se considerar que são 417 municípios, muitos pequenos,em que não há o hábito de utilização da internet”, disse.

O especialista ainda crê que o adiamento das eleições não se justificou. "O adiamento se justificava por contada diminuição da Covid-19 e para ser uma eleição mais próxima da realidade. Quando adia a eleição e, ao mesmo tempo tem tanta proibição, do ponto de vista político não atinge os objetivos, porque os atos continuaram proibidos", concluiu.

Postagens relacionadas

vila de ibipetum 2311018696234578732

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











Mais acessadas

Seguidores

item