Eleições 2020: Especialistas afirmam que é seguro ir às urnas no próximo domingo (15).

 


A realização das eleições municipais em meio à pandemia do novo coronavírus levou a questionamentos sobre a segurança para os eleitores. 

Qual o risco de teclar na urna eletrônica? Como manter distanciamento na hora do voto? O que devem fazer os idosos, considerados grupo de risco?

Especialistas das instituições que deram consultoria à Justiça Eleitoral na elaboração do plano sanitário para as eleições afirmam que é seguro ir às urnas, desde que os procedimentos de prevenção sejam rigorosamente obedecidos

É obrigatório o uso de máscara?

 Sim. Sem máscara não será permitido o acesso aos locais de votação e os eleitores que não estiverem usando a máscara serão impedidos de entrar, segundo afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

 A urna eletrônica vai ser limpa com álcool? 

Não. Higienizar a urna com álcool poderia danificar o equipamento. Por isso, o eleitor deve higienizar as mãos com álcool antes de votar e logo após deixar a cabine de votação. As seções eleitorais terão à disposição álcool gel e álcool líquido em recipiente borrifador.

O que mudou na hora de identificar o eleitor?

 Na hora da votação, vai funcionar assim: o eleitor apresenta seu documento ao mesário (que não vai manusear a documentação) e assina a lista de votação, preferencialmente com uma caneta própria que ele trouxe de casa. Em seguida, higieniza as mãos com álcool e se dirige à urna para depositar o voto. Após votar, higieniza novamente as mãos com álcool.

 Antes, nas últimas eleições, o eleitor entregava o documento ao mesário, assinava a lista, ia até a urna e somente após votar resgatava seu documento.

 Para reduzir as filas, nessas eleições não será feito a identificação do eleitor por meio da biometria, método que torna o tempo de votação70% maior, segundo o TSE.

Devo levar minha própria caneta?

 Se possível, sim. Se não for possível, haverá canetas a disposição, que serão higienizadas com álcool, para que os eleitores possam assinar a lista de votação.

Como os mesários vão estar protegidos?

 Além do uso de máscara e constante higienização das mãos com álcool, os mesários vão utilizar um protetor facial de plástico, um tipo de viseira que costuma ser chamado de face shield.

Quem é idoso pode ir votar?

 Sim. O TSE recomenda que os eleitores com 60 anos ou mais, considerados grupo de risco para a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, votem entre as 7h e as 10h. 

Esse intervalo, porém, não será obrigatório e pessoas de outras idades não serão barradas nesse horário mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60 anos..

Haverá distanciamento nas filas?

 Sim. Os locais de votação terão marcações no chão para indicar a distância mínima de segurança, que será de um metro entre mesários e eleitores e também de um metro entre os eleitores nas filas.


Fonte:https://noticias.uol.com.br/eleicoes/faq/veja-perguntas-e-respostas-sobre-medidas-contra-a-covid-19-nas-eleicoes.htm

Postagens relacionadas

ULTIMAS 2517764125338168947

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item