Prefeito de Turilândia se entrega à polícia após dois dias foragido em investigação de desvio milionário
O prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), se entregou à polícia na manhã desta quarta-feira (24), em São Luís, após permanecer dois dias foragido. De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a investigação apura um amplo esquema de desvio de recursos públicos que envolve 20 vereadores e um ex-vereador, embora nem todos tenham tido mandados de prisão expedidos.
A ação faz parte da Operação Tântalo II, deflagrada na última segunda-feira (22), que investiga o desvio de aproximadamente R$ 56,3 milhões. Segundo o MP, o esquema envolvia empresas criadas de forma fictícia pelo prefeito e aliados, incluindo os 11 vereadores de Turilândia, a vice-prefeita Tânia Mendes, a ex-vice-prefeita, servidores públicos, empresários e outros agentes políticos.
De acordo com o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Fernando Berniz, todos os vereadores da Câmara Municipal estariam envolvidos no esquema, recebendo recursos desviados de forma direta ou por meio de parentes.
Após a prisão, Paulo Curió e a vice-prefeita Tânia Mendes serão encaminhados à Unidade Prisional de Ressocialização de Pedrinhas, em São Luís, onde cumprirão prisão preventiva. Já os 11 vereadores tiveram a prisão preventiva substituída por prisão domiciliar ou pelo uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo o Ministério Público, a decisão judicial levou em conta a continuidade administrativa do município, já que o presidente da Câmara deverá assumir interinamente o cargo de prefeito.
Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão em diversos municípios do Maranhão, incluindo São Luís, Paço do Lumiar, Santa Helena, Pinheiro, Barreirinhas, Governador Nunes Freire, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário, São José de Ribamar e Presidente Sarney. A operação é um desdobramento da primeira fase da Operação Tântalo, realizada em fevereiro deste ano.
FONTE:juniorribeiro.avoz






.jpg)