DIA “S” CONTRA O SARAMPO É REALIZADO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE IPUPIARA
http://www.ocristal.com.br/2024/03/dia-s-contra-o-sarampo-e-realizado-nas.html
A atual situação epidemiológica do sarampo no Brasil indica a necessidade premente de medidas de controle capazes de proteger, em primeiro lugar, o grupo de maior risco de complicações e óbitos, ou seja, os menores de 5 anos de idade.
Pensando nisso, o dia "S" foi realizado dia 16, com o intuito de vacinar as pessoas contra o Sarampo, em especial o público alvo que são crianças de 12 meses até 59 anos de idade. Levando em consideração, que até os 29 anos de idade é necessário ter 2 doses da vacina no cartão de vacinação, e de 30 até os 59 anos de idade apenas uma dose.
A realização do dia "S" contra o Sarampo teve grande êxito na comunidade, muitos com suas vacinas em dia, e alguns com o esquema iniciado.
A vacina contra o Sarampo é disponibilizada de forma gratuita pelo SUS, chamada de Tríplice Viral, prevenindo contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Os principais sintomas do sarampo são:
- Manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e depois espalham-se em direção aos pés, e que não coçam;
- Manchas brancas arredondadas por dentro da bochecha;
- Febre alta, acima dos 38,5ºC;
- Tosse com catarro;
- Conjuntivite;
- Hipersensibilidade à luz;
- Nariz escorrendo;
- Perda do apetite;
- Pode haver dor de cabeça, dor abdominal, vômitos, diarreia e dor nos músculos.
Os sintomas do sarampo podem aparecer 8 a 12 dias após o contato com o vírus, sendo importante que o tratamento seja iniciado logo em seguida para prevenir complicações.
O tratamento do sarampo é feito de forma a aliviar os sintomas, isso porque o organismo é capaz de eliminar o vírus naturalmente, sendo apenas recomendado repouso, hidratação e alimentação leve. No entanto, é importante que o médico seja consultado para que sejam dadas as orientações, principalmente no caso das crianças, que podem necessitar de suplementação de vitamina A.
Da redação.
Da redação.