GENTIO DO OURO: PF FECHA GARIMPO DE "AZULZINHO" NO INTERIOR DO MUNICÍPIO; NÃO HOUVE PRISÕES

 


 Uma operação da Polícia Federal (PF) fechou um garimpo de Dumortierita, minério mais conhecido como ‘azulzinho’.

O garimpo fica localizado próximo à comunidade de Malhada, no interior do município de Gentio do Ouro.

A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Militar e ocorreu na manhã desta terça-feira (28). Durante as diligências, não houve registro de prisões.

A principal suspeita é que a denúncia tenha partido do proprietário da área mediante pedido de desocupação com suposta representação ao Ministério Público do Estado da Bahia contra a atividade garimpeira, cuja exploração depende de outorga dos órgãos reguladores.

Em março de 2022, o Inema também deflagrou uma operação para reprimir a atividades de garimpo no município de Gentio do Ouro. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos detectores de ouro, motores, além de outras ferramentas.

IMPORTÂNCIA DO GARIMPO

Em Gentio do Ouro, o garimpo é uma atividade centenária e cultural, não por acaso, o topônimo é uma referência a grande quantidade de gente [gentio] — ou seja — os garimpeiros foram os primeiros a povoarem a região, dando origem ao nome do município.

Além disso, a atividade garimpeira é responsável pela maior parte da economia do município, para muitos, a única fonte de renda para o sustento familiar em duras, cansativas e arriscadas jornadas de trabalho - por essas e outras razões, a atividade garimpeira não pode ser marginalizada.









📝 Portal Meio Minuto
📷 Reprodução

Postagens relacionadas

Região 772102704567992658

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item