ZÍPER DE ROUPAS CONTÉM PRODUTO QUÍMICO SUSPEITO DE CAUSAR CÂNCER, CONFIRMA EMPRESA

 






Uma das principais empresas de zíperes do mundo, a YKKencontrou a substância PFAS perfluoralquiladas e polifluoralquiladas na tinta utilizada em alguns de seus produtos. As substâncias pertencem a um grupo de produtos químicos utilizados para revestimentos e resistentes ao calor, óleo, água e manchas. 

 

Segundo publicação da Folha de São Paulo, o Centro de Controle de Prevenção e Doenças dos EUA (CDC), disse que a substância é de difícil absorção no meio ambiente e pode até contaminar solos e água potável. Ainda não há uma maior definição sobre o que o PFAS pode gerar em humanos, no entanto, existe algumas suposições de que a substância pode ter relação com câncer e problemas no fígado e tireóide. No primeiro semestre do ano, a empresa comunicou e alertou os clientes sobre a presença de PFAS em alguns desses zíperes à prova d'água. Porém, a informação só foi divulgada publicamente e confirmada neste mês. 

 

A YKK já tinha iniciado o processo de tentar eliminar os produtos químicos de sua cadeia de suprimentos.

 

"A tinta contendo PFAS veio de vários fornecedores", disse Chris Gleeson, vice-presidente do grupo de marketing global da YKK, à Bloomberg Green. 

 

De acordo com a Folha, a empresa teria apontado que encontrou a substância em produtos adquiridos em setembro do ano passado. Empresas e marcas que têm “parceria” e utilizam produtos da empresa também iriam deixar de comercializar os produtos. É o caso da marca sueca de roupas e equipamentos Fjällräven, que indicou  no começo do ano que pretendia eliminar o uso intencional de PFAS em todos os produtos até o final de 2023.A YKK comunicou a Fjällräven sobre o problema em maio, segundo  Philipp Kloeters, gerente de comunicações globais da Fjällräven International AB. Mesmo que a empresa de moda retire a substancia dos produtos,  já não seria possível incorporar novos zíperes na coleção de primavera e verão de 2024 (que equivalem ao outono e inverno de 2024 no Brasil). 

 

Ambos serão utilizados nos produtos de outono e inverno europeu de 2024.Ainda não há informações de quantas marcas foram afetadas pelos produtos da YKK com PFAS. A empresa não divulgou sua lista de clientes, mas diferentes marcas de roupas para atividades ao ar livre usam zíperes da YKK. 

 

A VF, proprietária da The North Face, não informou se os produtos atuais teriam os zíperes, mas comunicaram que os produtos fabricados para a temporada do outono europeu de 2024, incluindo aqueles com acabamentos da YKK, "não conterão PFAS". A Patagonia também não disse se seus produtos foram atingidos. 

Fonte: Bahia Notícias

Postagens relacionadas

curiosidade 3368989452741112058

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item