USO DECIGARRO ELETRÔNICO PODE DIMINUIR A QUANTIDADE DE ESPERMATOZÓIDES

 



Cientistas da Turquia alertam que usar cigarro eletrônico, também conhecido como vape, pode diminuir a quantidade de espermatozoides, reduzir a libido e encolher os testículos.
A pesquisa, divulgada na revista Internacional de Andrologia em julho deste ano, destaca que as substâncias que fazem parte dos vapers, como metais pesados e compostos químicos, podem causar estresse oxidativo, desequilibrio capaz de causar envelhecimento precoce e outras doenças.



“Deve-se considerar que, embora o líquido do cigarro eletrônico tenha sido introduzido como inofensivo, ele pode aumentar o estresse oxidativo e causar alterações morfológicas no testículo”, enfatizam os pesquisadores no estudo.

O artigo ressalta que os cigarros convencionais são ainda mais nocivos para a saúde reprodutiva masculina. Para chegar ao resultado, os pesquisadores da Universidade Cumhuriyet em Sivas usaram três grupos de ratos. O primeiro foi exposto à fumaça de um cigarro tradicional; o segundo, à fumaça de um vape; e a terceira turma não inalou nenhum dos dois gases. Os grupos um e dois foram expostos às fumaças duas vezes ao dia dentro de uma redoma. 

Fonte: Metrópoles 



Postagens relacionadas

saúde 2423521717905279256

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item