SEGUNDO ESTUDO, USUÁRIOS DE MACONHA PODEM TER ALTOS NÍVEIS DE METAIS PESADOS NO ORGANISMO
http://www.ocristal.com.br/2023/09/segundo-estudo-usuarios-de-maconha.html
Estudo publicado na última quarta-feira (30/8) no periódico científico Environmental Health Perspectives encontrou altos níveis de metais pesados no sangue e na urina de usuários de maconha em comparação com os que não fumavam a droga.
A Cannabis sativa é conhecida por ser uma hiperacumuladora de metais presentes no solo, fertilizantes, água e pesticidas. Altas concentrações de metais já foram detectadas na fumaça do cigarro de mac0nha sem filtro e em dispositivos vaporizadores (como e-cigarettes).
No estudo atual, cientistas analisaram dados da Pesquisa Nacional de Nutrição e Saúde (National Health and Nutrition Survey ou NHANES) dos Estados Unidos, liderado pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention).
Foram usadas informações do NHANES coletadas entre 2005 e 2018. Dos 70.190 participantes identificados no período do estudo, 10.921 forneceram dados sobre metais presentes em suas amostras de sangue e urina.
Os níveis de metais foram medidos por meio de espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Já o uso de mac0nha e tabaco pelos participantes foram analisados pelos níveis de cotinina (nicotina metabolizada) e autorrelatos.
Fonte: Irecê Repórter