MORADORES DE IPUPIARA SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA E AUMENTO DA TARIFA
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A situação do abastecimento de água na cidade
de Ipupiara, é crítica. A Empresa Baiana de Águas e
Saneamento (Embasa) informou ontem, 11 de setembro, que o sistema que atende o
município está operando com a redução de 50% de seu volume de água, devido à
drástica queda de vazão do posto 1 de Ipupiara. A empresa disse que está
tomando as providências para resolver o problema, mas não deu um prazo para a
normalização do serviço.
Enquanto isso, os moradores sofrem com a falta
de água nas torneiras e o aumento da tarifa. No dia 10 de agosto, noticiamos
que os habitantes da Vila Ibipetum reclamavam da escassez de água e que a
Embasa anunciava uma solução. Entretanto, segundo alguns moradores da vila, o
abastecimento ainda não foi regularizado. Eles afirmam que a água só chega em
alguns horários e com pouca pressão.
Para piorar a situação, no dia 28 de agosto, a
Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) aprovou um
reajuste de 6,72% nas tarifas de água e esgoto da Embasa. O aumento entrou em
vigor no dia 1º de setembro e afeta todos os usuários do serviço. Segundo a
Agersa, o reajuste visa recompor as perdas inflacionárias dos custos
operacionais da empresa.
Diante desse
cenário, os moradores de Ipupiara se sentem lesados e cobram uma solução
urgente das autoridades competentes. Eles exigem que a Embasa garanta o
fornecimento contínuo e de qualidade da água e que a Agersa revise o reajuste
tarifário, considerando a situação econômica e social dos consumidores.