Hoje, celebramos 64 anos de emancipação política e administrativa de Ipupiara.

 Anos de lutas, de superações e de glória.



Muitos obstáculos ameaçaram o desenvolvimento desta terra de povo honrado e trabalhador. Mas com luta, compromisso, dedicação e amor, vencemos uma após a outra, todas as ameaças de obscurantismo e desserviço ao nosso povo.

Nossa gente é altiva e determinada, que sabe definir o rumo certo para o seu presente e o seu futuro de sucesso.

Desde a sua origem, Ipupiara teve várias denominações: mais ou menos no ano de 1842, era chamada de Campos Belos; em 1865, Fundão; em 1906, passou a ser conhecida como Fortaleza de São João; em 1911, voltou a ser Fundão; em 1918, Jordão, quando foi elevada à condição de Vila; e, finalmente, em 1943 pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, confirmado pelo decreto estadual 12 978, de 1 de junho de 1944, recebeu o nome de Ipupiara, sendo mantido quando da sua emancipação, em 9 de agosto de 1958.

Conforme diversos registros históricos, várias pessoas se destacaram na luta pela emancipação de Ipupiara, dentre eles o Coronel Arthur Ribeiro dos Santos, Arlindo Alves de Almeida, Adão Francisco Martins, Aristides Pereira de Novais, Aristides Francisco da Silva, Durval Sodré, José Antônio dos Santos, José Avelino, José de Almeida Sobrinho, Miguel Barreto e Osvaldo Leite da Silva.

Em memória de todos estes baluartes, celebramos nesta data, a nossa independência política e administrativa.

Viva Ipupiara!

Viva o povo que trabalha pela nossa terra e ama o nosso lugar.

Postagens relacionadas

Ipupiara 1987240455878098552

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros



 

 


 



 

 


Mais acessadas

item