Mesmo sob chuva, buscas são retomadas em Pernambuco; já são 26 desaparecidos e 93 mortos

As buscas por desaparecidos em decorrência dos deslizamentos e alagamentos após as chuvas no Grande Recife foram retomadas por volta das 7h20, nesta terça-feira (31). Elas tinham sido suspensas por causa do temporal que atrapalhou a operação com riscos de novos desabamentos em alguns pontos.
Já são quatro dias de buscas, mas existem ainda, pelo menos, 26 desaparecidos, no balanço do governo estadual. O desastre também deixou 6.170 pessoas desabrigadas, além de ter feito, ao menos, 14 cidades decretarem situação de emergência.
Os dados mais recentes divulgados pelo governo do estado, na manhã dessa segunda-feira (30) contabilizava 91 mortes. Mas, na tarde desse mesmo dia, o Corpo de Bombeiros já falava em 93. Entre os pontos mais críticos está o Jardim Monte Verde, no limite entre o Recife e Jaboatão. Por lá morreram mais de 20 pessoas.
7,5 mil pessoas estão desabrigadas e 93 pessoas morreram devido as chuvas no Nordeste
" As buscas seguem gradualmente. Ela tem que ser lenta, não pode ser tão rápido, porque o trabalho de remoção de barro é um trabalho pesado e contamos com os riscos de novos deslizamentos e a chuva que não para e deixa o ambiente todo encharcado", explicou o major Everton Marinho, que comanda a operação em um dos locais da região metropolitana.
Buscas
Nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos para populações de áreas afetadas, são utilizadas embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social e três da Polícia Rodoviária Federal.
Até a noite desta segunda-feira (30), o número de desabrigados no estado devido à tragédia estava em 6.170, de acordo com o tenente-coronel Leonardo Rodrigues, que é secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco.
Fonte: BNews