Índice:
- 1. GRUTA MISTERIOSA
- 2. PEDRA DA SOLTA
- 3. CACHOEIRA DA SOLTA
- 4. RIO VERDE
- 5. ESCORREGA DO BREJÃO
- 6. MEMORIAL DOS MÁRTIRES - PINTADA - IPUPIARA - BAHIA
- 7. ORLA DA LAGOA
- 8. CIDADE PERDIDA - COMERCIO VELHO - ITAQUARI = IPUPIARA
- 9. IBIPETUM - capela centenária e residência da ultima escrava
- 10 SHOPPING 2000
- 11. CRUZ VAZADA
- 12. PRIMEIRO MOTOR DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA EM 1959
- 13.PRIMEIRA ANTENA PARABÓLICA EM 1983
GRUTA MISTERIOSA
Lugar perfeito para quem busca paz e conexão com a natureza. A 30km do centro da Sede, a misteriosa gruta, em meio à côncava e bruta massa rochosa, localiza-se a 7km da comunidade de Vanique, escoando uma bela cascata cristalina, que dá origem à impecável e tímida gruta da Serra do Carranca.Segundo contam os mais velhos, em meados da década de 30 do Séc. XX, garimpeiros, em busca de diamantes e carbonatos, descobriram esta gruta com salões de infinitas extensões. Eis o mistério da gruta!A trilha ecológica, a partir de Vanique, leva os visitantes até a gruta em uma caminhada de 90 minutos, com a sonoridade da passarinhada, muito ar puro, relva e vegetação abundante.
PEDRA DA SOLTA
Aos visitantes de Ipupiara, a aventura não para por aí. Além da belíssima gruta, os turistas podem apreciar o sitio de artes rupestres e a Pedra da Solta, que dá origem ao seu nome. A pedra tem 55 metros de altura, proporcionando a visão panorâmica do local, um formoso cartão de boas-vindas para quem vai à Cachoeira da Solta.
CACHOEIRA DA SOLTA
Com uma queda d'água de 22 metros, a Cachoeira da Solta tem acesso livre. Além da belíssima paisagem, o local ainda presenteia os visitantes com uma caminhada ecológica de sete quilômetros em 60 minutos, realizada em meio às pinturas rupestres e córregos por gruta que dá eco ao canto dos pássaros, guardiões da exuberante vegetação.A Cachoeira da Solta está localizada a 35 quilômetros do Centro da cidade, no sentido da comunidade Brejão.
RIO VERDE
As águas limpas que banham a extensão do Rio Verde ganham em seu percurso a cor escura das diversas raízes das espécies nativas da flora local. Lugar lindo, de muito ar puro, vegetação densa, de fácil acesso e vários pontos apropriados para banho. Localizado a 40 quilômetros do centro da cidade, na comunidade de Rio Verde, ele é intermitente, próprio para caminhadas ecológicas em qualquer época, devendo sua visita para banho ser consultada aos guias disponíveis.
ESCORREGA DO BREJÃO
Um tobogã natural a céu aberto. É assim que muitos falam do Escorrega do Brejão, lugar lindo, com muito ar puro, ideal para acampar. De fácil acesso, este atrativo natural está a 30 quilômetros do centro da cidade, na comunidade de Brejão
Em todas as direções do município, notam-se as passagens dos povos indígenas. Nas grutas, cavernas e paredões pode-se dizer que se constituiu um verdadeiro sítio de artes rupestres, com destaque para as comunidade de Santo Antônio, Mata de Verissimo, Pintada e Pedra da Solta.
MEMORIAL DOS MÁRTIRES - PINTADA - IPUPIARA - BAHIA
O Memorial dos Mártires fica localizado na comunidade de Pintada, a 12km da sede do município, construído pela Igreja Católica, em homenagem aos mártires, assim reconhecidos pela Diocese da Barra, mortos durante o Regime Militar, no início da década de 70 do Séc. XX. Este é o local onde tombaram mortos o Capitão Carlos Lamarca e Zequinha Barreto, executados pela força de repressão do Regime Militar. Além deles, o memorial homenageia Otoniel Campos Barreto, Luiz Antônio Santa Bárbara, Manoel Dias de Santana e Josael de Lima (Jota).
ORLA DA LAGOA
As águas pluviais que afluem de diversas áreas da cidade se encontram na “Lagoa”, local de baixada que recebe as águas das áreas mais elevadas da cidade, onde se encontra o “Mercado”, ponto focal da feira-livre, e a Praça de Eventos, que recebe anualmente as programações culturais e esportivas, festejos juninos e Rèveillon. A “Lagoa”, em ano de chuvas intensas, ajunta um volume de água suficiente para passar de um ano a outro, além de se tornar um ambiente muito agradável de lazer e entretenimento.A partir de 2018/2019, a Prefeitura realizou várias obras na orla da “Lagoa”, oferecendo infraestrutura urbana no seu entorno, tendo inclusive construído uma ponte que permite à população residente e aos visitantes desfrutarem de momentos de encontros, caminhadas, brincadeiras com as crianças, e ainda contemplarem o lindo por do sol. Um verdadeiro cartão postal urbano.
CIDADE PERDIDA - COMERCIO VELHO - ITAQUARI = IPUPIARA
Marco na história do Distrito de Jordão, que pertencia ao município de Brotas de Macaúbas, hoje o emancipado e desenvolvido município de Ipupiara, a Cidade Perdida, ou “Comércio Velho”, é uma localidade ao nascente de Ipupiara, a 3km do povoado de Itaquari, distante 30km do centro de Ipupiara. Na década de 30, a comunidade era constituída por mais de 2000 pessoas, no auge do garimpo de diamante e carbonato, com pujante comercio e feira livre à época. Lojas de tecidos, cereais, campo de futebol, e, como em toda área de garimpo, tinha também o seu bordel, com lindas europeias, dizem os mais antigos, filhos e netos de caçadores e garimpeiros. Com a crise do garimpo, as pessoas foram se mudando para outras localidades, e atualmente não se encontra nenhum morador na localidade. Somente as ruínas do cemitério com túmulos que chamam a atenção pela arte e resistência ao tempo, com suas lápides em mármore gravado com os nomes das pessoas ali sepultadas.
ruínas do cemitério com túmulos
ruínas do cemitério com túmulos local onde tinha as casas residenciais
local onde tinha as casas comercias - mais de 40 lojas de tecidos e cereais
morro da cruz - comercio velho
GAMELEIRA → IBIPETUM
O povoado de Gameleira formou-se com o ajuntamento de garimpeiros que rumaram para aquelas terras em busca da extração de cristais e de pedras preciosas. Então se estabeleceram em diminutas propriedades, cultivando a terra e explorando garimpos, próximo a uma nascente d’água que desaguava numa lagoa. O nome advém da grande floresta de gameleiras que lá e então existia.
casa onde residiu a ultima escrava sobrevivente em Ibipetum
IGREJA MENINO DEUS- CENTENÁRIA
Uma pequena Igreja
construída no século XVIII
Segundo consta, foi aqui que se estabeleceu o primeiro povoado do distrito de Ibipetum e, de acordo com Arides Leite Santos no livro IPUPIARA & IBIPETUM: história de lutas na chapada diamantina -, Apesar de algumas restaurações efetuadas ao longo do tempo, a igrejinha perdeu muito de suas características originais e tem recebido várias pinturas diferentes.
Seu interior é simples e “modernoso” como se vê na foto da casa onde morou a ultima escrava, a capela foi construída bem antes de 1888. onde foram realizados os primeiros casamentos e batizados.
É um passeio a ser feito se você tem tempo disponível ou está de passagem por Ipupiara
BAHIA: SHOPPING 2000 EM IPUPIARA
BAHIA - Primeiro shopping de Ipupiara foi inaugurado no dia 07 de dezembro, o município de Ipupiara, no interior Baiano, distante cerca de 620 km de Salvador.
Dono de uma arquitetura moderna, com elevador panorâmico o Shopping 2000 tem faculdade, lojas com espaço de três mil m² de área total e a administração do 2000, vem trazendo novas perspectivas à região de Ipupiara.
É um passeio a ser feito se você tem tempo disponível ou está de passagem por Ipupiara
CRUZ VAZADA - LOCALIZADA A CERCA DE 1,5KM DE IPUPIARA
Um dos símbolos turísticos recentes que marca devoção e fé em Ipupiara, a Cruz Vazada está localizada entre a Sede do município e a Vila de Ibipetum, a cruz vazada “anuncia o mais puro evangelho: o sucesso da morte vicária de Jesus, o segundo advento de Jesus, a ressurreição dos mortos, os novos céus e a nova terra”. A referida foi integralmente recuperada recentemente . O monumento sofreu uma avaria após uma intensa tempestade de vento e agora será devolvida à população, após a sua total recuperação.
PRIMEIRO MOTOR DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM 1959
O PRIMEIRO MOTOR ELÉTRICO FOI TRAZIDO AO MUNICÍPIO DE IPUPIARA NO ANO DE 1959, ONDE ERA DESTINADO A CONVERTER ENERGIA ELÉTRICA EM MECÂNICA,. ATUALMENTE ELE ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NO PÁTIO DA RÁDIO DIAMANTINA FM .
CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DO PRIMEIRO MOTOR ELÉTRICO:
Em 1838 o professor alemão Moritz Hermann Von Jacobi desenvolveu um motor elétrico e fez sua aplicação em uma lancha, onde ficou comprovada a prática da energia elétrica em trabalho mecânico, porém toda a energia era gerada por baterias caras e de uso restrito.
PRIMEIRA ANTENA PARABÓLICA EM 1983
A primeira antena parabólica chegou no ano de 1983 ao Município de Ipupiara, para a população essa
novidade foi um grande sucesso. Num primeiro momento imperam a curiosidade,
o amadorismo e o entusiasmo por essa nova tecnologia.
Relatos de moradores da época, contam que centenas de pessoas se sentavam para assistir programas de televisão naquela imagem nitidamente chuviscada, mas, que trazia felicidade à todos.
ATUALMENTE A ANTENA SE ENCONTRA EM EXPOSIÇÃO NO PÁTIO DA RÁDIO DIAMANTINA FM .
A energia elétrica de Ibipetum foi inaugurado em 1956, motor a diesel e tinha um tanque de água, as pessoas tinha que colocar água neste tanque, os postes eram de madeira. Mantida pela Prefeitura de Brotas de Macaubas, Noé Ribeiro conseguiu com Nestor Coelho ess beneficio para Ibipetum.
ResponderExcluir