PREFEITO DA SEMANA: A HISTORIA DE IPUPIARA CONTADA PELAS URNAS – QUINTA ELEIÇAO

 QUINTA ELEIÇAO 15 DE NOVEMBRO DE 1972


Nesta serie vamos contar a história do quinto prefeito eleito de Ipupiara através do voto popular desde a emancipação em 1958. A cada episódio, em ordem cronológica, vocês acompanham histórias sobre a vida e a atuação política de cada um deles, que evidenciam como suas políticas e ações contribuíram para a construção da cidade. Rumo às urnas, quando o último prefeito for lembrado, estaremos às vésperas de escolher um novo chefe do executivo para comandar o município por mais quatro anos. A inspiração para esta série foi uma reportagem do Bahia Noticias prefeito  da Semana, que recuperou a história dos líderes do município de Salvador.

 Só mesmo um mergulho na história para entender as raízes dos problemas de uma cidade como Ipupiara, com mais de 60 anos de existência. quinto episódio, o Prefeito da Semana fizemos uma busca no livro IPUPIARA E IBIPETUM, historias de lutas na chapada Diamantina, de autoria de Arides Leite Santos,  para conhecer como se formaram as estruturas políticas, económicas e sociais do Município Ipupiarense. 



QUINTA ELEIÇAO 15 DE NOVEMBRO DE 1972

 


                   A quinta eleição ocorreu em 15 de novembro de 1972, marcada pelo ineditismo de ter apenas um candidato concorrendo ao cargo de prefeito municipal: Oscarino José dos Santos, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Oscarino José dos Santos

                   “Oscazão” nasceu em Gameleira (atual Ibipetum), em 2/1/1929, filho de José Carlos dos Santos (Zé Carro) e Zulmira Alves dos Santos. Mudou com os pais para Ipupiara em 1936. Frequentou escolas da época, sem concluir os estudos primários. Foi comerciante forte de Ipupiara, comprando e vendendo produtos da região, assim como cereais, utilidades domésticas, implementos agrícolas, transportados de caminhão de outras cidades, sobretudo de Feira de Santana. Foi um dos primeiros cidadãos de Ipupiara a possuir um caminhão Chevrolet. Entrou desde cedo para o mundo da política, elegendo-se vereador na primeira Legislatura: 1959 a 1962.

                   Elegeu-se prefeito como “candidato único”, tendo recebido 1.677 votos, para um mandato de quatro anos: 31 de janeiro 1973 a 31 de janeiro de 1977.

                   

Postagens relacionadas

Região 2104047342228895432

Postar um comentário Default Comments

  1. Que legal ,o prefeito homenageado da semana é meu parente meu pai contava a Biografia dele para nós ,pois ele e sobrinho do meu pai ,Arnobio Duraes pelo qual completou noventa anos esse mês , mas agora ficou tudo mais esclarecido linda homenagem e ótimos esclarecimento da sua vida tão digna e honesta . Amanhã irei mostrar para o meu pai e fazer ele ler ele vai ficar feliz de ver essa foto , eu também gostei muito de ver pois o conheci qdo pré adolescente Valeu !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito .Arnobio Duraes cidade de Jundiaí , conheci essa época .

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item