PREFEITO DA SEMANA: A HISTORIA DE IPUPIARA CONTADA PELAS URNAS – DÉCIMA ELEIÇÃO

DÉCIMA ELEIÇAO 03 DE OUTUBRO DE 1996



Nesta serie vamos contar a história do décimo prefeito eleito de Ipupiara através do voto popular desde a emancipação em 1958. A cada episódio, em ordem cronológica, vocês acompanham histórias sobre a vida e a atuação política de cada um deles, que evidenciam como suas políticas e ações contribuíram para a construção da cidade. Rumo às urnas, quando o último prefeito for lembrado, estaremos às vésperas de escolher um novo chefe do executivo para comandar o município por mais quatro anos. A inspiração para esta série foi uma reportagem do Bahia Noticias prefeito  da Semana, que recuperou a história dos líderes do município de Salvador.

 Só mesmo um mergulho na história para entender as raízes dos problemas de uma cidade como Ipupiara, com mais de 60 anos de existência. decimo episódio, o Prefeito da Semana fizemos uma busca no livro IPUPIARA E IBIPETUM, historias de lutas na chapada Diamantina, de autoria de Arides Leite Santos,  para conhecer como se formaram as estruturas políticas, económicas e sociais do Município Ipupiarense. 

                   Dois candidatos disputaram o pleito: David Ribeiro Primo, pelo PFL, apoiado pelo prefeito Osvaldo Leite, representando a situação, e José Luciano Novais (Zequinha), filho de Aristides Novais, pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), apoiado pela oposição, notadamente os ex-prefeitos Arlindo Alves de Almeida (Sinhozão), Getúlio Ribeiro Barreto, Gildásio Martins Sodré, e outros líderes como Francisco Leite da Silva (Tico), Francisco Martins (Chico de Godinha), Gesi Durães, Ascir Leite, entre outros. Esta eleição ocorreu em 3 de outubro de 1996.

                   Zequinha venceu com 2.902 votos contra 1.352 de David, portanto, com 1.550 de frente.

                   É preciso dizer que nessa época Osvaldo Leite estava concluindo seu terceiro mandato como prefeito. Entretanto, esta sua última gestão foi bastante criticada, por causa de frequentes atrasos no pagamento do funcionalismo, lixo acumulado nas ruas, a par de outros episódios que se somaram, repercutindo negativamente sobre a sua notável popularidade de outrora. Naquela conjuntura, eleger seu candidato David Ribeiro Primo, até então desprovido de experiência no mundo da política, a não ser uma candidatura malsucedida para vereador na eleição de 1992, em que recebera menos de 100 votos, tornou-se uma missão impossível.

José Luciano Novais (Zequinha)

                   Filho de Aristides Novais e Maria Martins dos Santos, José Luciano nasceu na Gameleira (atual Ibipetum), em 24/07/1951. Foi morar desde cedo em Salvador, constituiu família e lá se tornou empresário do setor de serviços de segurança.

            Seu mandato durou quatro anos: 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 

Postagens relacionadas

Região 6878870358471188202

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











Mais acessadas

Seguidores

item