IPUPIARA: CONFERÊNCIA PÚBLICA DEFINE PROPOSTAS PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE

Definir propostas, para o Plano Municipal de Saúde, consolidando-as com o Plano de Governo liderado pelo prefeito Ascir Leite Santos, foi o principal motivo da Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta sexta-feira (11). na Casa Paroquial de Ipupiara, com o tema “Saúde Publica de Qualidade: Potencializando Pessoas Para Cuidar das Pessoas”.  
         
       O evento contou com participação de lideranças comunitárias, religiosas e políticas, que lotaram o espaço para avaliar os serviços de saúde construírem propostas para os avanços previstos pelo prefeito Ascir Leite que ao lado do vice-prefeito Vande Preto, do secretário de saúde Antônio Sodré, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Edvaldo Sodré, o representante do usuários, Gilson Tadeu e da presidenta da Câmara Marlene Gomes, também participou da abertura dos trabalhos da Conferência. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou os avanços ocorridos nos serviços de saúde pública municipais nos últimos sete meses, ressaltando a melhoria e humanização no atendimento. “Com a conclusão das obras do Hospital Municipal, vamos melhorar ainda mais”, destacou. 

Durante a primeira etapa da conferência, ocorrida durante toda a manhã, foram realizadas palestras de grande significado. A primeira tratou sobre o “acolhimento”, ressaltando o ato de atender bem as pessoas que procuram os serviços de saúde. “Temos de promover o atendimento humanizado, carinhoso. As pessoas que procuram um serviço médico já chegam aflitas com os problemas e se o profissional não acolhe bem, amplia o sofrimento das pessoas envolvidas”, disse o secretário Antônio Sodré, à reportagem.   

Outro tema bem debatido foi sobre as prioridades de atendimento. A ideia é desenvolver no conhecimento popular, a ordem de prioridade dos atendimentos nas unidades de saúde. A discussão envolve desde a questão de geração, prioridade para os mais idosos e especialmente a ordem de salvamento de vidas. Ou seja, nem sempre a ordem de chegada deve ser respeitada. A prioridade é definida pelo nível de gravidade dos usuários dos serviços de saúde.

O enfermeiro Henrique, destacou a sua felicidade em ter retornado à sua terra. “Estudei fora e vim para minha cidade, pois tenho um apreço muito grande com meu lugar e por isso procuro dar o meu melhor para um bom atendimento e é isso que estabelece um diferencial. Amor à minha terra e à minha gente”, ressaltou.

A psicóloga Núbia Loyola também manifestou sobre atendimento. Ela apontou que a crise nos serviços de saúde, especialmente quanto à resolubilidade, está presente em todo o País. Todos os municípios sofrem com a deficiência neste setor. Ela informou que na cidade onde morava, região do ABCD Paulista, existe uma grande dificuldade do atendimento (SUS), e comparou com o atendimento em cidades pequenas do interior do País.

O uso racional de medicamentos foi o tema trabalhado pelo farmacêutico Samuel, alertando para os cuidados com a automedicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Na parte da tarde os participantes foram divididos em grupos de trabalho, visando a construção de propostas que foram aprovados pelos eixos temáticos: 1 - Vigilância, proteção e promoção da saúde;  2 – assistência integral à saúde e 3 – Assistência farmacêutico /uso racional de medicamentos.

Ao final da Conferência, foram feitos os pronunciamentos de agradecimentos pelas participações e elaboração das propostas.e dois delegados, Brendo e Doriedson, foram eleitos para participar da conferência de Vigilância Epidemiológica em Barreiras com data a ser definida...

Confiram mais fotos...









































































Fotos Reprodução
Da Redação, 11/08/2017

Postagens relacionadas

Região 5444404489982258860

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item