PREÇO DOS ALIMENTOS DISPARAM EM 2024; FRUTAS ALCANÇAM VALORES HISTÓRICOS

 



O aumento considerável dos preços do suco de laranja, um item bastante popular, foi notado. Em fevereiro, houve um aumento no preço da laranja pera, uma variedade bastante consumida, que superou significativamente a taxa de inflação, atingindo mais de 6%. Durante um ano, o valor da laranja aumentou mais de 36%.


Os consumidores manifestaram inquietação acerca dos valores altos, comunicando problemas em obter determinados itens por causa das altas. A razão para esse cenário tem conexão com a produção agrícola, que é afetada por diversas variáveis, entre elas a saúde das plantações, a aparição de pragas e, sobretudo, as condições meteorológicas.

Em certas áreas de produção, como Tanguá, situada no interior do Rio de Janeiro, houve uma redução na produção de laranjas devido à escassez de chuvas e ao calor excessivo, levando a uma menor disponibilidade de frutas e preços mais elevados. Uma situação similar foi notada nos principais pomares de laranjas de São Paulo, onde o clima desfavorável impactou negativamente a produção nas colheitas mais recentes.

Adicionalmente, os pomares de laranja também lidam com problemas ligados a pragas, tal como o greening, que provocou prejuízos consideráveis às lavouras em São Paulo e Paraná. Tais dificuldades impactam não somente os consumidores locais, mas também causam um efeito na indústria de exportação de suco de laranja, onde o Brasil tem um papel de destaque, sendo o principal exportador global.

No ano de 2024, a produção reduzida resultou em um dos menores estoques de suco de laranja já registrados na história, sendo apenas o segundo ano desde 1994 a apresentar um volume tão baixo. Contudo, a Associação de Empresas Exportadoras continua otimista, acreditando que as “novas tecnologias” e “condições climáticas favoráveis” têm potencial para melhorar a situação futuramente.

Fonte: Portal Velho Chico News

Postagens relacionadas

Economia 2667512397059520670

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item