O QUE LEVA BAHIA A TER PRIMEIRA REGIÃO DE CLIMA SIMILAR AO DESERTO



Ao ouvir ou ler a palavra deserto, o imaginário costuma levar a montanhas de areia inabitadas, no estilo Deserto do Saara. O Brasil, apesar da grande diversidade, não possui áreas assim, mas as temperaturas cada vez mais elevadas e escassez de chuvas fizeram o país registrar, pela primeira vez, uma região árida, com clima similar ao de desertos. Dona da maior porção do semiárido brasileiro, é a Bahia a responsável por abrigar a região, que tem cerca de 5,7 mil km² (oito vezes a área da cidade de Salvador) e fica no norte do estado.

A novidade preocupante foi revelada através de um estudo divulgado no último dia 14 feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). E a notícia não para por aí.

Um artigo publicado pelo pesquisador Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas (Lapis/Ufal), aponta ainda a ampliação das chamadas áreas de desertificação na Bahia.

O aumento da aridez pode comprometer a produção agrícola, a disponibilidade de água potável para a população e a sobrevivência da fauna e flora locais. Para a moradora de Paulo Afonso Valda Aroucha, de 58 anos, as mudanças climáticas são percebidas na prática.

Fonte: Portal Meio Minuto

 



Postagens relacionadas

SECA 4537461034407992933

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item