DIA DO VEREADOR: CONHEÇA OS PARLAMENTARES QUE FAZEM A DIFERENÇA EM IPUPIARA
No dia 1 de outubro, celebramos o dia do vereador, uma data que reconhece o papel desses representantes do povo na administração pública municipal. Os vereadores são responsáveis por elaborar leis, fiscalizar o executivo e atender as demandas da comunidade. Por isso, nós do cristal notícias queremos parabenizar os vereadores de Ipupiara que apoiam e fortalecem o governo municipal, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. E para homenageá-los e levar um pouco de suas histórias, trazemos para vocês a biografia de alguns vereadores que se destacam pela sua trajetória e atuação política. Confira a seguir:
Clayton Rodrigues Silva, nascido em Jequié-Ba em 22 de novembro de 1976, é filho de Aristides Silva Filho e Marli Rodrigues Silva. Casado com Mayave Santos Machado, é pai de dois filhos, Mayara Santos Silva e Cayo Vinicius Santos Silva. Aos 8 anos, Clayton mudou-se para Ipupiara, cidade pela qual se encantou quando seu pai foi transferido para lá em 1987.
Em busca de trabalho, Clayton mudou-se para São Paulo em 1998. Seu primeiro emprego foi como auxiliar de mecânico de caminhão. No ano seguinte, ingressou na empresa TRANSALL EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA, onde desempenhou várias funções, desde descarregador até gerente. No entanto, seu amor por Ipupiara o levou a pedir demissão e retornar à sua cidade natal em 2007, onde montou um pequeno comércio.
Clayton iniciou sua jornada política em 2010, quando se candidatou ao Conselho Tutelar de Ipupiara e foi eleito com 255 votos. Em 2012, concorreu ao cargo de vereador pelo PRB e obteve 279 votos, ficando como suplente. Em 2014, exerceu a função de coordenador do meio ambiente. Em 2016, a convite do prefeito Ascir Leite, candidatou-se novamente ao cargo de vereador pelo PP e foi eleito com 445 votos. Em 2018, foi escolhido presidente da Câmara de Vereadores e em 2020 foi reeleito com 525 votos, tornando-se o segundo vereador mais votado naquela eleição.
Marivone Novais de Oliveira, nascida em Riacho das Telhas, Ipupiara, em 29 de dezembro de 1977, é filha de Osvaldo Francisco de Oliveira e Maria Novais de Oliveira. Casada há mais de 29 anos com Edir Antônio dos Santos, é mãe de dois filhos, Michael de Oliveira Santos e Edir Oliveira Santos Junior.
Desde os 12 anos, Marivone ajudava seus pais na roça, participando da preparação da terra, plantação e colheita. Em 1987, mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades e conseguiu seu primeiro emprego em uma fábrica de brinquedos.
Ao retornar a Ipupiara em 1993, Marivone começou a trabalhar na prefeitura como professora de idosos. Após um ano, qualificou-se em telemarketing e trabalhou por quatro anos como atendente no Riacho das Telhas. Foi transferida para o posto de saúde em Vila de Ibipetum, onde se destacou pelo bom atendimento, simpatia e bom humor.
Marivone desenvolveu um interesse pelos procedimentos hospitalares e fez um curso de enfermagem. Atuou na área por dois anos, vacinando crianças, jovens e adultos. Posteriormente, foi transferida para o PSF do Riacho das Telhas, onde atuou por um ano. No total, Marivone prestou 16 anos de serviço à prefeitura Municipal de Ipupiara.
Em 2020, decidiu candidatar-se ao cargo de vereadora. Foi eleita com 469 votos, tornando-se a mulher mais votada do município naquela eleição.
Marlene Gomes Martins, filha de Antônio Francisco Martins e Vitória Gomes de Abreu, é natural de Ipupiara, Bahia. Aos 16 anos, Marlene mudou-se para São Paulo, onde conseguiu seu primeiro emprego em uma clínica médica, iniciando sua carreira na área da saúde.
Em 2000, Marlene retornou à sua cidade natal e teve a oportunidade de trabalhar no Hospital Guilhermino Pereira Machado. Lá, ela se tornou conhecida pelos cidadãos de Ipupiara por sua simpatia, bom humor e excelente atendimento.
Marlene entrou para a política e disputou várias eleições. Em 2004, obteve 261 votos; em 2008, conquistou 298 votos; em 2012, alcançou 419 votos; em 2016, foi reeleita com 639 votos; e em 2020, em sua quinta eleição, obteve 438 votos. Durante dois mandatos (2014/2016 e 2016/2018), Marlene serviu como presidente da Câmara dos Vereadores, período no qual construiu a sede do poder legislativo.