IPUPIARA: 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA FOI UM SUCESSO

 Na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro, aconteceu a primeira conferência municipal de cultura de Ipupiara, com o tema "Democracia e direito à cultura". O evento foi um marco na história do município, que busca implementar a política da cultura e valorizar os artistas locais.

A conferência contou com a presença do secretário da educação, Ageu Queiroz, do secretário de finanças, Wellington Bessa, representante da cultura territorial, Laís, coordenadora da cultura de Xique-xique, Giselda, das coordenadoras da educação, Fátima e Priscila, de diretores, de representantes da sociedade civil e de dezenas de fazedores da cultura. Todos puderam participar ativamente das discussões e das propostas para o desenvolvimento cultural da cidade.

O evento teve início com a apresentação da mesa diretora e a fala do secretário de educação, Ageu Queiroz, que destacou a importância da cultura para a formação cidadã e para a expressão da identidade do povo. Em seguida, houve diversas apresentações culturais que mostraram a diversidade e a riqueza artística do município.

A quadrilha Alma do Sertão, representada por Vitor e Débora, encenou Lampião e Maria Bonita, em uma homenagem ao cangaço. A dupla Jaiber e Kaique encantou o público com música Golpel. O deficiente visual Anderson emocionou a todos com a sua história de vida, contada por Priscila e Fátima, e também com a sua apresentação musical tocando violão. Anderson é aluno da escola de música de Duda, que também se emocionou. As apresentações se encerraram com os alunos do 9° ano da Colégio Municipal Professor Nenildo Andrade Leite, que realizaram uma exibição literária.

Após as atuações, foram criados seis grupos temáticos para elaboração de três propostas para o município, uma proposta para o território e uma proposta para o estado. Os temas abordados foram: Territorialização, institucionalizarão, marcos legais e sistema nacional de cultura; Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social; Identidade patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; Direito às linguagens, meios artísticos e digitais. Depois, as propostas foram apresentadas para aprovação em plenária.

Por fim, foram escolhidos os delegados (as) que representarão o município nas conferências estadual e territorial. Eles terão a missão de levar as demandas e as sugestões da população de Ipupiara para os demais espaços de debate e deliberação sobre a política da cultura.

A coordenadora de educação, Priscila, agradeceu a todos que compareceram e contribuíram para o sucesso do evento. Ela ressaltou que a conferência foi um momento histórico para o município, que demonstrou o seu compromisso com a cultura e com os seus artistas. Ela também afirmou que a conferência foi apenas o início de um processo contínuo de participação popular e de fortalecimento da cultura local.

Fotos e videos abaixo: 



































































Postagens relacionadas

região de Irece 5000038335181430158

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item