SÍTIO ARQUEOLÓGICO INDÍGENA É ENCONTRADO EM TERRENO DE PLANTIO DE MANDIOCA EM BARRA DO MENDES



 Um sítio arqueológico indígena foi encontrado no povoado Spínola, a cerca de 20 km do cento de Barra do Mendes, cidade que fica no norte da Bahia. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vestígios de cerâmica, ferramentas e adornos de pedra foram achados no local.

As peças foram datadas como pré-coloniais e, pelas características decorativas, pertencem ao grupo étnico Tupy. O sítio já foi cadastrado no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão e está oficialmente reconhecido como “Sítio Arqueológico Tupy Spínola”.
Cerâmica foi encontrada na cidade do interior da Bahia — Foto: Iphan

Cerâmica foi encontrada na cidade do interior da Bahia — Foto: Iphan

Segundo o Iphan, o sítio foi descoberto pelo proprietário do terreno, que preparava o local para o plantio da mandioca. Ao passar o trado mecânico no local, ele disse ter encontrado pedaços das cerâmicas.

Quando equipes do Iphan visitaram a cidade em julho deste ano, ele relatou a situação, e a análise do local foi iniciada.

Para Rimara Motta, arqueóloga do Iphan que participou da ação, a descoberta é de extrema importância, pois possibilita novos estudos sobre os grupos indígenas que viviam na região no passado.

"Já existia notícias de grupos indígenas nessa região por pinturas rupestres, mas o problema é que pinturas não podem ser datadas. Com o achado desse sítio, isso poderá ser especificado”, explicou.

Para o instituto, a descoberta reforça a presença material desses grupos também no interior do estado.

 Após a análise no local, parte do material foi coletado e levado para a sede do Iphan, em Salvador, para análise.

Futuramente, serão feitas pesquisas no local para que as informações sejam precisadas e mais vestígios possam ser encontrados.

Postagens relacionadas

Região 28238943676528833

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item