VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPUPIARA

Democracia, participação e prestação de contas. O município faz mais, com menos recursos
“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Será um Novo Dia”, foi o tema da VII Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira, 30, na sede do Polo UAB/Ipupiara, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
A iniciativa teve como principal objetivo promover a participação dos cidadãos e cidadãs de Ipupiara, que usam os serviços do SUS, nos PSFs e Hospital Municipal, na avaliação e debates para fortalecer cada vez mais a consolidação do Sistema Único do Saúde – SUS.
A VII Conferência contou com a
participação do Ascir Leite, do vice prefeito, Vanderlino Vieira, vereadores,
secretários, servidores do município, profissionais de saúde e membros da
sociedade civil.
Para o prefeito Ascir Leite, “o momento foi de fundamental importância para que os usuários acompanhem as prestações de contas, avaliem os serviços e deem sugestões para que os nossos serviços que já são muito bons, possam ser cada vez melhores”, disse o prefeito.
A conferência é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a saúde no município, garantindo espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas.
É um evento democrático, transparente, com ampla participação e efetivo compromisso do governo e da sociedade. “É por meio das conferências que propomos os avanços para a melhoria da qualidade no atendimento e a garantia dos usuários do sistema de saúde”, disse o secretário Antônio Figueiredo.
BALANÇO
Durante o evento, a Secretaria de Saúde de Ipupiara apresentou um balanço dos investimentos financeiros no custeio dos serviços de saúde, no atendimento à população.
Conforme a tabela publicada no anexo, com detalhamento das receitas e despesas, nota-se que o município de Ipupiara recebe de repasse do Governo Federal apenas 65% de todas as despesas que realiza para atender as pessoas que precisam de serviços médicos, exames e intervenções.
De acordo com os dados, a prefeitura recebe pouco mais de R$ 3 milhões e investe mais de R$ 4,6 milhões.
Somente no ano de 2022, foram realizados mais de 8,6 mil atendimentos médicos, mais de 3.750 exames especializados, como eletrocardiogramas, raio-x e ultrassonografias, mais de 360 cirurgias e 67 partos, que seriam realizados fora do município, se não fosse a coragem da atual gestão em investir em profissionais, equipamentos, estrutura e serviços para atender aos usuários das unidades de saúde.
ESTRUTURA
Ainda no balanço realizado, foram expostas a construção da nova sede da Secretaria de Saúde, requalificação da UBS de Riacho das Telhas que atende também as comunidades do entorno, construção da UBS do bairro Campos Belos, construção da UBS de Sodrelândia, que atende s comunidades vizinhas, ampliação e reforma do Hospital Municipal, bem como a aquisição e instalação do Centro Cirúrgico no Hospital Municipal, dentre outras melhorias.
Apesar de ter uma das menores receitas da região, para realizar os serviços de saúde, o município se destaca, sendo um dos mais eficientes do Estado da Bahia, em municípios do mesmo porte, na execução do orçamento e atendimentos.
“Quando se tem menos receitas,
não existe mágica! Só um trabalho sério e uma gestão comprometida com o povo,
pode fazer uma cidade como Ipupiara ser destaque em toda a região. Mesmo com
menos receitas do que a maioria das cidades, a Prefeitura busca otimizar seus
recursos e administrá-los com seriedade, garantindo, desta forma, o equilíbrio
das finanças, o financiamento de obras e o investimento em setores fundamentais
para a melhoria da vida do nosso povo. Para administrar uma cidade com tantas
necessidades e poucos recursos, é preciso primeiro amar o seu povo, com a
serenidade e competência necessárias para trazer os benefícios que todo Ipupiarense
merece. É fazer muito mais, com muito menos! Esse é o grupo do trabalho, do
compromisso, da competência e do amor por Ipupiara e seu povo”, concluiu o secretário de finanças Welington Bessa, à apresentação do momento “Prestando contas”, durante a VII Conferência Municipal
de Saúde, que foi dirigida pelo secretário Antônio Figueredo.