Ipupiara: Município adere ao chamamento público do Programa Mais Médicos pelo Brasil, que disponibiliza 1 vaga de médico para a cidade



A Prefeitura Municipal de Ipupiara, através da sua Secretaria de Saúde aderiu ao chamamento público do Programa Mais Médicos pelo Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde e intermediado pela Secretaria de Atenção Primaria a Saúde, que pede que todos os municípios localizados nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), manifestem o interesse na adesão do Programa e indique a intenção em receber o quantitativo médico previamente indicado no edital do chamamento. Para a cidade de Ipupiara, foi disponibilizada 01 vaga para profissional médico.

O que é o Programa Mais Médicos Pelo Brasil

"O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Nesses dois anos, o Mais Médicos conseguiu implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde". Fonte: maismedicos.gov.br

Postagens relacionadas

ULTIMAS 7317655069581283832

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item