Ipupiara: convocação de mesários que irão atuar nas eleições 2022

 O Tribunal Regional Eleitoral iniciou a convocação para os mesários que irão atuar nas próximas eleições



Os eleitores que forem convocados deverão trabalhar no primeiro turno das eleições, previsto para o dia 2 de outubro, mas também em um eventual segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro deste ano. Geralmente a convocação do trabalho ocorre para a própria seção eleitoral em que o eleitor está inscrito.

Se você for escolhido, essa informação chegará por e-mail, WhatsApp ou ainda por carta. Caso não receba nenhum comunicado, você pode entrar em contato com o seu cartório eleitoral para confirmar se está sendo ou não convocado para o trabalho, ou acessar o link: https://convoca.tre-ba.jus.br ; e inserir o CPF e data de nascimento.

Os convocados poderão também realizar um treinamento através do site do TRE Bahia:

https://www.tre-ba.jus.br/eleitor/mesarios/mesarios ou baixando o aplicativo "Mesário".

"Já está disponível para download na Google Play e na App Store e na o aplicativo Mesário, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).

Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que auxiliarão a JE no pleito geral, a nova versão da ferramenta também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. Para utilizar o aplicativo, é preciso se identificar pelo número do título de eleitor. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

A colaboração dos mesários é essencial para o bom andamento dos trabalhos eleitorais, como explica a assessora da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (SGP/TSE) Ana Claudia Mendonça, que coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar as instruções voltadas às pessoas que trabalharão em prol da democracia brasileira em outubro.

Segundo a servidora, sem a ajuda das mesárias e dos mesários, não seria possível realizar uma eleição no Brasil. “O mesário é uma força motriz da eleição. Ele representa a Justiça Eleitoral no dia das eleições e tem uma importância enorme para a cidadania e para a nossa democracia”, diz.

Ainda de acordo com a assessora, esses colaboradores exercem a cidadania duplamente, pois, além de votar, também recepcionam o eleitorado nas seções eleitorais e garantem que todas as pessoas possam votar com tranquilidade. “A gente é muito grato à participação dos mesários. São mais de 2 milhões nessa força cívica”, agradece a servidora, em nome de toda a Justiça Eleitoral". TSE Bahia


Postagens relacionadas

ULTIMAS 1814762931087598049

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item