João-de-barro constrói casas em postes do Bairro Araçás

 




O pássaro joão-de-barro impressiona a todos pela sua beleza e inteligência. Vários deles curiosamente  escolheram uma uma fila de  postes de energia para construir suas moradias, embelezando a paisagem do Bairro Araçás. 

Além da capacidade de criar seu próprio abrigo, coberto com material firme e resistente, o joão-de-barro tem outras características que mostram sua inteligência surpreendente. Embora os cientistas não consigam explicar exatamente essas habilidades, mas ele constrói sua casa com abertura voltada planejada, ficando a entrada voltada na direção contrária à chuva e ao vento.

A porta do ninho tem sempre o tamanho adequado, ideal para a entrada confortável do joão-de-barro, mas sem exagero, para não permitir a entrada de outros pássaros e animais maiores do que ele. Durante a construção, realizada em conjunto pelo casal, chega a fazer de 500 a 2.000 viagens.

Apesar de tanto trabalho, com arquitetura refinada e formato esférico, a casa é usada apenas para uma única ninhada e logo abandonada. Muitas vezes acaba ocupada por outros pássaros.

Pouca gente sabe, mas o joão-de-barro é parente distante do pica-pau e foi eleito como a ave nacional da Argentina. Como ave símbolo daquele país, desde 1928, é chamado lá de “hornero” e “ave de la Prata”.

Postagens relacionadas

Ipupiara 3452991651209697918

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item