Ipupiara: veja os principais fatos que ocorreram nessa pandemia da covid-19 até o momento.

 


A Pandemia de COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para o SARS-COV-2, causador da COVID-19. Desde então, em 21 de maio de 2022, confirma-se 30.762.413 casos, a maior parte deles no Estado de São Paulo, (segundo o Ministério da saúde) causando 665.493 mortes. O número de pessoas recuperadas da doença, é de 29.801.225

Ipupiara ganhou destaque Regional por ser a penúltima cidade da Bahia a ter casos confirmados de COVID-19 em seu Município. Segundo a secretaria de saúde do Município, isso só foi possível devido ao excelente trabalho apresentado pelo prefeito Ascir Leite, que deste o início levou  a pandemia a sério, o gestor impôs medidas rígidas de controle como: Barreiras sanitárias aferindo a temperatura e aplicando álcool gel nas mãos de todos que adentravam ao Município, monitoramento de pessoas que vinham de áreas de risco, dedetização de comércios, agências bancarias, vias públicas na Sede e em comunidades e também decretou o uso de máscara para toda população.

O gestor foi durante a pandemia, um dos poucos prefeitos a optarem por continuar com o comercio aberto, restringindo apenas horário de funcionamento, obrigatoriedade no uso de máscaras e disponibilidade de álcool gel para uso; essa medida teve um impacto positivo salvando o emprego de vários trabalhadores e elevando a economia do Município. se compararmos Ipupiara com outras cidades da Bahia que decidiram fechar o comércio, enquanto a taxa de desemprego em algumas cidades da bahia chegaram a quase 25%Ipupiara empregou aproximadamente 5%, com os novos empreendimentos como o shopping 2000 e vários outros negócios que abriram diante a pandemia.

Apesar de ser uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes, Ipupiara tem estrutura hospitalar que se compara a cidades de maior porte. O hospital Guilhermino Pereira Machado com seus equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados, tornou-se referência regional no combate a COVID-19 por já ter salvo a vidas de centenas de pessoas de Ipupiara e região, como é o caso da paciente de 62 da Cidade de Barra do Mendes (Relembre Aqui) que foi transferida para o Guilhermino com quadro de saúde bastante agravado, e após algumas semanas aos cuidados dos médicos e enfermeiros do hospital, a paciente recebeu alta.

Segundo informações da secretaria Municipal de saúde no boletim informativo divulgado hoje (21), foram confirmados até o momento: 629 casos de covid-19, (7)óbitos, pacientes curados (622), caso ativo (0), pessoas testadas negativo  (1565)  e ( 25738) vacinados.

 A prefeitura Municipal de Ipupiara tornou facultativo o uso de mascaras no dia 11 de abril de 2022, segundo o prefeito Ascir Leite essa medida foi tomada mediante o cenário da pandemia na cidade que está desde o dia 25 de Março sem nenhum caso.

"A gente quer recomendar à população que continue se vacinando e se cuidando. Só foi possível essa decisão com muita responsabilidade, muita vacinação. Mesmo não havendo casos confirmados o município aderiu ao programa "partiu testagem nas escolas", onde a secretaria de saúde junto a vigilância Epidemiológica, atenção básica em parceria com a secretaria de educação, estão usando testes de swab nasal para COVID-19.Nosso objetivo é testar mais de 1000 alunos com o intuito de rastrearmos e trazermos mais segurança para os pais". disse o prefeito.


Postagens relacionadas

Ipupiara 232297979129051439

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item