Municípios do Sudoeste baiano entram em emergência devido à estiagem
Os municípios de Presidente Jânio Quadro, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, no Sudoeste; e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado nesta sexta-feira (5). A medida em todas as cidades tem validade de 180 dias e começam a ter efeito assim que os decretos foram homologados nas mesmas cidades.
Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais.
MENOS POPULOSO DO ESTADO
No município menos populoso da Bahia, Maetinga, a prefeitura declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez devido ao longo período de estiagem.
A gestão municipal também declarou que caso a situação permaneça, o êxodo rural, com a saída de pessoas do município, vai criar problemas sérios para a prefeitura. Para se ter uma ideia, Maetinga tinha 7.038 habitantes no Censo do IBGE de 2010, e na estimativa do mesmo órgão do ano passado, a população do município estava com 2.764, queda de 60,7% na população.
A perda de população causa entre outras adversidades a diminuição de recursos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).