Municípios do Sudoeste baiano entram em emergência devido à estiagem

 

Municípios do Sudoeste baiano entram em emergência devido à estiagem
Presidente Jânio Quadros está em lista / Foto: Reprodução / G1

Os municípios de Presidente Jânio Quadro, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, no Sudoeste; e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado nesta sexta-feira (5). A medida em todas as cidades tem validade de 180 dias e começam a ter efeito assim que os decretos foram homologados nas mesmas cidades.  

 

Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais.

 

MENOS POPULOSO DO ESTADO

No município menos populoso da Bahia, Maetinga, a prefeitura declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez devido ao longo período de estiagem.

 

A gestão municipal também declarou que caso a situação permaneça, o êxodo rural, com a saída de pessoas do município, vai criar problemas sérios para a prefeitura. Para se ter uma ideia, Maetinga tinha 7.038 habitantes no Censo do IBGE de 2010, e na estimativa do mesmo órgão do ano passado, a população do município estava com 2.764, queda de 60,7% na população.

 

A perda de população causa entre outras adversidades a diminuição de recursos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Postagens relacionadas

Região 6509663129517059224

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item