BROTAS DE MACAÚBAS: DATA DA EMANCIPAÇÃO É QUESTIONADA


Emancipado em 20 de junho 1882 por decreto imperial (desmembrado de Macaúbas), o município de Brotas de Macaúbas comemora no próximo dia 30 de março, de forma errônea e deturpada 77 anos de emancipação política. A confusão tem origem na data fixada pela Lei Orgânica do Município de 1990, que está errada. Apesar de oficialmente comemorar-se 77 anos de emancipação o município tem mais que dobro dessa idade. Só a título de comparação, o centenário da Paróquia aconteceu em 8 de setembro de 1947.

A questão já começa a ser debatida nas escolas e a controvérsia foi levada à Câmara Municipal que ainda não tomou uma decisão concreta para desfazer esse erro histórico. A história brotense é muito mais antiga e relata o heroísmo de seus filhos na primeira década do século XX, pegando em armas para lutar pela hegemonia do município, no “barulho” protagonizado pelos “coronéis” Horácio de Matos e Militão Coelho. Terra do geógrafo Milton Santos e local escolhido pelo guerrilheiro Carlos Lamarca para se esconder nos anos 70 e onde foi morto ao lado do brotense Zequinha Barreto, a cidade possui escritores, poetas, cantores, músicos – celeiro intelectual da região.
FONTE: CORREIO DO OESTE

Postar um comentário Default Comments

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Qual a data real para se comemorar: A data que foi criado o distrito de Vila Agrícola de Brotas de Macaúbas pela Lei Provincial nº 256, de 17 de março de 1847 e de instalado em 20 de junho de 1882? Ou a data que foi desmembrada de Macaúbas: Elevada à categoria de vila com a denominação de Brotas de Macaúbas, pela lei provincial nº 1817, de 16-07-1878, desmembrada de Macaúbas. Sede na atual vila de Brotas de Macaúbas.
    Instalada em 20-06-1882. (3 anos e 11 meses após)

    Acredito que a data válida seja a da assinatura da lei de desmembramento e criação do município em 1878 (que a época denominava vila)

    Sendo assim Ipupiara tem duas datas: foi desmembrada de Brotas de Macaúbas pela lei 1.015 de 09 de agosto de 1958 e instalada em 07/04/1959.

    Outra coisa que notei na história de Ipupiara, cita que a capela ali existente foi doada: "Devido a esta descoberta houve posterior aglomeração humana, nascendo ali um povoado iniciado na fazenda de propriedade do senhor Antonio Alves de Oliveira, que posteriormente doou sua verdade à capela ali existente. Mais tarde o povoado foi elevado a freguesia pela lei nº 256, de 17 de março de 1847." Sendo que na verdade no IBGE consta: para saber um pouco da historia de Ipupiara busquemos então a historia de Brotas e lá está que Brotas foi elevada a freguesia nesta data pela lei provincial 256 e não cita que Ipupiara tinha sido elevada a freguesia, somente em 1918 pela lei 1.250 foi criado o distrito de Jordão " Pela lei estadual nº 1250, de 15-07-1918, foi criado o distrito de Jordão e anexado ao município de Brotas de Macaúbas.". Acredito que houve um equívoco de interpretação do Sr. Moisés Arcanjo Filho ao analisar e escrever a história de Ipupiara.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item