PREFEITO DA SEMANA: ASCIR LEITE, DÉCIMA PRIMEIRA ELEIÇAO, 01 DE OUTUBRO DE 2000

DECIMA PRIMEIRA   ELEIÇAO 01 DE OUTUBRO DE 2000

Nesta serie vamos contar a história do décimo primeiro prefeito eleito de Ipupiara através do voto popular desde a emancipação em 1958. A cada episódio, em ordem cronológica, vocês acompanham histórias sobre a vida e a atuação política de cada um deles, que evidenciam como suas políticas e ações contribuíram para a construção da cidade. Rumo às urnas, quando o último prefeito for lembrado, estaremos às vésperas de escolher um novo chefe do executivo para comandar o município por mais quatro anos. A inspiração para esta série foi uma reportagem do Bahia Noticias prefeito  da Semana, que recuperou a história dos líderes do município de Salvador.

 Só mesmo um mergulho na história para entender as raízes dos problemas de uma cidade como Ipupiara, com mais de 60 anos de existência. Decimo primeiro episódio, o Prefeito da Semana fizemos uma busca no livro IPUPIARA E IBIPETUM, historias de lutas na chapada Diamantina, de autoria de Arides Leite Santos,  para conhecer como se formaram as estruturas políticas, económicas e sociais do Município Ipupiarense. 

PREFEITO DA SEMANA: ASCIR LEITE, DÉCIMA PRIMEIRA ELEIÇAO, 01 DE OUTUBRO DE 2000

Dois candidatos disputaram o pleito: José Luciano Novais (Zequinha), pleiteando a reeleição pelo PFL, apoiado pelo ex-prefeito Getúlio Ribeiro Barreto, candidato a vice em sua chapa, e Ascir Leite Santos, filho de Emiliano Santos Cunha, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), apoiado pela oposição, notadamente Arlindo Alves de Almeida (Sinhozão), Osvaldo Leite da Silva, Gildásio Martins Sodré, Francisco Leite da Silva (Tico), vice-prefeito Gesi Durães, vereador Francisco Martins (Chico de Godinha), vereador Edemir Gomes (filho do ex-prefeito Artur Gomes), Irineu Gomes e muitos outros líderes. A eleição ocorreu em 5 de outubro de 2000.

Gildásio Sodré, Elzinha, dep. Horácio Matos, Gesi Durães, Frank Aguiar

Ascir Leite, dep. Robério Nunes, Osvaldo Leite

                   Foi uma das mais disputadas em toda a história de Ipupiara. O prefeito-candidato José Luciano tinha “a chave do cofre” em suas mãos. Era a primeira vez que os prefeitos poderiam se candidatar à reeleição. A lei de responsabilidade fiscal - Lei Complementar nº 101, de 4/5/2000 – já estava em vigor, mas ainda era apenas “coisa pra inglês ver”. Ipupiara não é sede de Comarca, campanha eleitoral se faz longe, muito longe das autoridades judiciais responsáveis por conduzir o processo. Longe, muito longe da vigilância crítica exercida pela mídia. Da mídia que ousa denunciar falcatruas perpetradas costumeiramente pelos poderosos de plantão. No caso desta eleição, o delegado de polícia atuante na cidade havia sido indicado ao governador pelo prefeito candidato à reeleição. Sob tais condições, Zequinha imaginava que não haveria adversário capaz de ameaçar seu ambicioso projeto de continuar à frente do Executivo municipal. As realizações de sua gestão, comparadas com as de seu antecessor, eram avaliadas positivamente, nem tanto por suas próprias qualidades, mas, pela notória deficiência da gestão anterior, o que certamente se traduziria em votos para a sua reeleição. No auge da campanha eleitoral, houve retaliação a funcionários-eleitores que manifestavam intenção de votar no adversário do prefeito-candidato. Fornecedores da prefeitura que pareciam seguir o mesmo caminho foram boicotados. Pessoas simples, pelo mesmo motivo, foram vítimas de abuso de autoridade cometido pelo delegado de polícia em agrado ao prefeito-candidato.

                   De outro lado, o candidato Ascir Leite Santos, que até então não havia disputado uma eleição, recebeu fortíssimo apoio de líderes da sede, de Ibipetum e praticamente de todos os povoados. Também recebeu um maciço apoio popular, especialmente da juventude, gente que vibrava com a esperança de viver um novo tempo. Parecia haver um clamor por mudanças ecoando pelos quatro cantos do município.


                   À medida que se aproximava o dia primeiro de outubro, os ânimos dos eleitores de cada lado iam ficando mais exaltados. Os comícios arrebanhavam multidões. Grandes carreatas saíam pelas ruas de Ipupiara, Ibipetum e alguns povoados. Simpatizantes de cada lado faziam de tudo para levar o máximo de carros. Essa estratégia era usada como demonstração de força para atrair “os lodonhados”, quer dizer, aqueles que votam no lado que lhes pareça mais forte.



Carreata: eleição de 2000

                   5 de outubro: dia de encarar pela primeira vez a urna eletrônica. As pessoas estão eufóricas para o encontro com a máquina e o exercício de cidadania. Um clima de ansiedade tomou conta das pessoas. A eleição é disputada voto a voto. Um eleitor que mude de lado tem peso duplo: um a menos no lado que o perde e, ao mesmo tempo, um a mais no lado que o ganha. A incerteza perdurara até aquele grandioso dia. Eleitores afoitos fizeram apostas: arriscaram o melhor que possuíam, até a própria casa de moradia.

                   Ascir Leite Santos recebeu 2.947 votos contra 2.397 de José Luciano Novais, vencendo, portanto, com 550 de frente.

                   Uma curiosidade entre as eleições de 1982 e 2000. Naquela, Emiliano Santos Cunha perdeu de José Luciano Novais e Getúlio Ribeiro Barreto. Nesta, aconteceu quase o inverso: seu filho Ascir venceu os dois juntos na mesma chapa.


Ascir Leite Santos

                   Filho de Emiliano Santos Cunha e Aurelice Leite Santos, Ascir Leite Santos nasceu em 2 de julho de 1968 em Ipupiara. Empreendedor nato, formou-se em Administração de Empresas. Começou a trabalhar cedo, no comércio de cereais. Depois mudou de ramo. A partir de uma pequena loja de móveis e eletrodomésticos, inaugurada em julho de 1997 em Ipupiara, construiu o bem-sucedido grupo “Lojas 2000”: uma rede de lojas que hoje está presente em várias cidades da Bahia.

                   Seu mandato foi de quatro anos: 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

Postagens relacionadas

Região 7848164934271673046

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item