PREFEITO DA SEMANA: GILDASIO SODRE, OITAVA ELEIÇÃO 15 DE NOVEMBRO DE 1988

PREFEITO DA SEMANA: GILDASIO SODRE

OITAVA ELEIÇÃO 15 DE NOVEMBRO DE 1988

Nesta serie vamos contar a história do oitavo prefeito eleito de Ipupiara através do voto popular desde a emancipação em 1958. A cada episódio, em ordem cronológica, vocês acompanham histórias sobre a vida e a atuação política de cada um deles, que evidenciam como suas políticas e ações contribuíram para a construção da cidade. Rumo às urnas, quando o último prefeito for lembrado, estaremos às vésperas de escolher um novo chefe do executivo para comandar o município por mais quatro anos. A inspiração para esta série foi uma reportagem do Bahia Noticias prefeito  da Semana, que recuperou a história dos líderes do município de Salvador.

 Só mesmo um mergulho na história para entender as raízes dos problemas de uma cidade como Ipupiara, com mais de 60 anos de existência. oitavo episódio, o Prefeito da Semana fizemos uma busca no livro IPUPIARA E IBIPETUM, historias de lutas na chapada Diamantina, de autoria de Arides Leite Santos,  para conhecer como se formaram as estruturas políticas, económicas e sociais do Município Ipupiarense. 


OITAVA ELEIÇAO 15 DE NOVEMBRO DE 1988

Dois candidatos disputaram o pleito: Gildásio Martins Sodré, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e Francisco Leite da Silva (Tico), pelo PMDB. Esta eleição ocorreu em 15/11/1988.

                   A tradicional rivalidade entre candidato de Ipupiara e candidato de Ibipetum, nesta eleição, sofreu uma espécie de inversão de sentidos. Explica-se.

                   Gildásio Sodré é natural de Ibipetum, onde possuía uma das principais casas de comércio à época. Saiu candidato com apoio do prefeito Getúlio Ribeiro Barreto e de Osvaldo Leite da Silva, que, naquela conjuntura política, era o líder de maior prestígio político em todo o município. Pois bem, Gildásio saiu candidato pelo PFL, partido que sucedeu o PDS que, por sua vez, havia sucedido a Arena. Ocorre que tais partidos, tradicionalmente, eram utilizados pelos candidatos ipupiarenses.

                   Francisco Leite (Tico), natural de Ipupiara, comerciante do ramo de padaria, saiu candidato com apoio de destacados líderes de Ibipetum, dentre os quais foi escolhido o seu vice, Sr. Milton, comerciante de renome no seio da comunidade ibipetumense. Além disso, Tico foi apoiado por líderes tradicionais da oposição, da sede e dos povoados. E candidatou-se pelo PMDB, que até então servira aos candidatos de Ibipetum.

                   Nesta inversão de sentidos, um detalhe chama a atenção: Osvaldo Leite é tio de Tico, mas nem por isso o prestigiado líder ipupiarense cogitou de apoiar o sobrinho. Por quê? Certamente porque essa candidatura encarnava o espírito do histórico rival dele Osvaldo: o PMDB. E também por ser defendida pelos líderes de Ibipetum.

                   Gildásio Martins Sodré obteve 1.876 votos; Francisco Leite da Silva (Tico), 1.441. Portanto, o candidato de Getúlio e Osvaldo ganhou com 435 votos de frente.

Gildásio Martins Sodré

                   Filho de Matias Martins Sodré e Isabel Sodré Silva, Gildásio nasceu em Milagres, lugarejo do município de Morpará/BA, em 29/7/1949. Mudou com os pais para a Gameleira (atual Ibipetum). No início dedicou-se à agricultura familiar, depois ao comércio de cereais. Não demonstrava muito interesse pelo mundo da política, contudo, na eleição de 1988, convidado por amigos, saiu candidato e sagrou-se vencedor.

                   Seu mandato foi de 4 anos: 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.

                   Em 1989 o Estado assumiu o Centro Educacional Cenecista de Ipupiara (CECI), então vinculado à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). E passou a se chamar Colégio Democrático Estadual Castro Alves (CDECA). Também foi criado o Colégio Municipal de Ipupiara, cujos professores são “quase todos filhos de Ipupiara e aqui formados” (ARCANJO, LEITE, et al, 2004).

  







Postagens relacionadas

Ipupiara 8992695239419026435

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item