Dois irmãos morrem soterrados em garimpo no distrito de Itajubaquara, em Gentio do Ouro

Dois irmãos morreram soterrados nesta quinta-feira (21) após um deslizamento de terra em um garimpo localizado na região de Pinhão, entre Itajubaquara e a sede do município de Gentio do Ouro, no centro-norte da Bahia.
As vítimas foram identificadas como Adão Alves de Oliveira, conhecido como Tiozinho, e Domingos Alves de Oliveira, conhecido como Serrinha. De acordo com informações preliminares, os irmãos trabalhavam na extração mineral quando foram surpreendidos pelo deslizamento.
Outros garimpeiros que estavam no local ainda tentaram resgatar as vítimas, mas infelizmente Adão e Domingos não resistiram ao soterramento.
Terceira morte em menos de seis meses
Este é o terceiro caso de morte em garimpos registrado em Gentio do Ouro somente em 2025. No dia 7 de março, o jovem Ivo Pereira Miranda, de 32 anos, também perdeu a vida após ser soterrado em circunstâncias semelhantes.
A tragédia reacende a preocupação sobre a falta de segurança nas atividades de garimpo na região, que apesar de gerar sustento para muitas famílias, frequentemente coloca trabalhadores em situações de alto risco.