“Chuva do Umbu” deve chegar ao interior da Bahia no final do mês

 




Os últimos dias do inverno devem ser de tempo seco e quente na maior parte da Bahia, com chuvas previstas apenas para a faixa leste do estado. No interior, nas regiões sob o regime de chuvas do Brasil Central, as primeiras precipitações devem chegar timidamente já nos primeiros dias da nova estação.

O início da primavera em 2025 ocorre na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 15h19, com a chegada do equinócio da primavera, marcando a transição do inverno para a estação mais quente e chuvosa.

Em várias regiões do sertão baiano, as primeiras chuvas da estação são chamadas de “chuva do umbu”, denominação que não se refere a um evento meteorológico específico, mas à chuva associada ao período de floração e frutificação do umbuzeiro, árvore típica do semiárido nordestino.

As primeiras chuvas após o período de seca dão início ao ciclo do umbuzeiro, que floresce e frutifica concentradamente entre dezembro e fevereiro, sendo essa frutificação um indicador da chegada das chuvas na região.

As precipitações devem começar a avançar pelo leste do estado, podendo alcançar as regiões de Feira de Santana e Vitória da Conquista. No fim da primeira semana da estação, também poderão atingir as regiões de Barreiras, Irecê e Guanambi. Apenas a área no entorno da Barragem de Sobradinho, na região de Juazeiro, não deve receber chuvas.

Os volumes esperados para as primeiras chuvas no interior do estado são baixos. Até o fim do mês, os acumulados devem ficar abaixo de 10 milímetros (mm) na maior parte dessas regiões. Essas chuvas devem ser irregulares, com possibilidade de pancadas mais fortes em algumas localidades e ausência de precipitação em outras.

No decorrer de outubro, essas áreas devem receber volumes um pouco mais expressivos, podendo superar 50 mm ao longo do mês. Na faixa litorânea, desde Salvador, passando por Ilhéus, Porto Seguro até a Região de Teixeira de Freitas, há previsão de acumulados superiores a 100 mm nos próximos 40 dias, com chuvas fracas já nesta semana.

A previsão de anomalias indica que as chuvas em todo o interior baiano devem ficar próximas à média histórica, com variações ligeiramente positivas ou negativas. As temperaturas também tendem a ficar dentro da média no início da primavera.

O início das chuvas tem sido muito aguardado no sertão baiano devido aos baixos volumes registrados na última estação chuvosa, o que vem prejudicando as atividades de agricultura e pecuária e a disponibilidade de água nos tanques e aguadas usados para armazenamento no período seco.

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-diamantina-1049-fm/27092

Visualizações de página

Parceiros



 

 


 



 

 


Mais acessadas

item