CIENTISTAS AVANÇAM PARA DESENVOLVER REMÉDIO CAPAZ DE CURAR HIV




 Pessoas que vivem com o HIV têm de usar remédios durante toda a vida para impedir que o vírus deixe o estado latente e a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) apareça.


As medicações disponíveis são capazes de manter a carga viral indetectável, mas não conseguem zerá-la completamente.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (UM), entretanto, avançaram no caminho da cura ao encontrar uma substância com potencial para aniquilar o vírus. O artigo com as descobertas mais recentes do grupo foi publicado no Journal of Medical Chemistry em 7 de março.

Ainda em 1998, a comunidade científica descobriu que o HIV escapa dos medicamentos do coquetel graças a uma proteína chamada Nef. Fabricada pelo vírus, a proteína é interpretada pela célula como um indicativo de que o corpo está bem, de que o sistema imunológico não precisa intervir.

As investigações indicaram que a concanamicina A (CMA) – uma substância produzida pelas cianobactérias – funciona para impedir que o HIV produza a proteína Nef.

No entanto, outros dois desafios ainda precisavam ser superados: era necessário arranjar um jeito de aumentar a produção de CMA – a produção das cianobactérias é muito pequena – e evitar que a substância fosse barrada na membrana plasmática das células infectadas.

Resolvidos esses dois problemas, ainda há um longo trajeto entre os estudos em laboratório e a fabricação de um remédio seguro e eficaz para ser administrado em humanos. Os cientistas de Michigan consideram que os primeiros passos já foram dados.

Fonte: Metrópoles

Postagens relacionadas

Mundo 6885321907160406296

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item