FEVEREIRO DEVE TER CHUVAS ACIMA DA MÉDIA EM BOA PARTE DA BAHIA



 O mês de fevereiro começa com tempo firme na maior parte da Bahia, com áreas de instabilidade ainda persistindo em algumas regiões, porém, sem chances eminentes de novos temporais e chuvas prolongadas.Assim como ocorreu em janeiro de 2016, ano que também teve influência forte do El Niño, com estiagem e calor na primavera, choveu volumes bastante expressivos em praticamente todo o estado, chegando a até 600 milímetros (mm) em localidades da faixa de divisa com Minas Gerais e no Extremo-Oeste.

Por esta razão, 19 municípios ficaram em estado de emergência, com cerca de 5,5 mil pessoas desalojadas e quase 1,5 mil desabrigadas. Os temporais também deixaram, pelo menos, cinco pessoas mortas e 13 feridas.

Anomalia positiva

Para o próximo mês, os institutos de meteorologia e modelos matemáticos de meteorologia estão indicando anomalia positiva para chuvas, com chances de precipitações com volumes acumulados mais de 100% superiores do que a média climatológica para fevereiro.

Nas imagens abaixo, o modelo do Sistema de Previsão Global (Global Forecast Syste – GFS) indica anomalias maiores do que o modelo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). No entanto, as duas fontes convergem para a tendência de chuvas acima da média.


Os maiores volumes estão previstos para o Extremo-Oeste do Estado, com previsão de acumulados entre 200 mm e 300 mm nas áreas mais próximas às divisas de Goiás e Tocantins. No Centro-Sul, Sul e Vale São-Franciscano, os acumulados podem variar entre 150 mm e 200 mm. Já no restante do estado, incluindo a capital Salvador, pode chover entre 80 e 120 mm.

As primeiras chuvas volumosas devem chegar ao estado em meados da próxima semana, começando pelo oeste. Nos dias seguintes, a umidade deve se espalhar por outras regiões. Durante os dias de festas de Carnaval, poderão ocorrer pancadas em algumas cidades durante os festejos de Carnaval.

Antes disso, não deve chover de forma significativa no estado, com possibilidade de chuvas rápidas e temporais apenas de forma isolada.

Nesta terça-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou seu prognóstico de previsão meteorológica para o mês de fevereiro. Além de chuva acima da média, o calor também deve ficar ligeiramente acima da climatologia em todo o estado. Apesar disso, não deve voltar a ocorrer ondas de calor na Bahia neste período, com temperaturas bem mais amenas do que as registradas na primavera passada.

Fonte: Agência sertão


Postagens relacionadas

Região 341036288678212968

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros

 












 


 



 

 


 


Mais acessadas

item