NORDESTE TERÁ CHUVAS VOLUMOSAS ATÉ SEXTA-FEIRA, ALETA INMET

 




Após o alerta de uma nova onda de calor em diversos estados brasileiros na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de que chuvas volumosas podem atingir praticamente toda a Região Nordeste, iniciou nesta terça-feira (19) e vai até a sexta-feira (22).


Segundo boletim do órgão, as áreas de instabilidade com chuva intensa atingirão especialmente o Sul e Centro-sul da Bahia, Centro e Sul do Maranhão e o Piauí. A ocorrência das chuvas está ligada à circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e uma Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia. As informações são da Agência Brasil.

Além desses sistemas, o aumento da umidade na região está ligada à oscilação de Madden-Jullian, fenômeno de variabilidade intrasazonal, que gera chuvas acima do normal. "A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta-feira. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia", informou o Inmet.

Fonte: Bahia Notícias

Postagens relacionadas

Região 2657261292446598434

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item