CHUVAS EXPRESSIVAS DEVEM CHEGAR À MAIOR PARTE DA BAHIA NOS PRIMEIROS DIAS DE NOVEMBRO

 


 Deve chover de forma mais significativa em boa parte da Bahia nos primeiros dias de novembro. As previsões dos institutos de meteorologia apontam para possibilidade de precipitações mais volumosas a partir de quinta-feira (2), feriado de Finados.

O avanço da umidade deve ser suficiente para reverter o cenário de seca na maior parte das regiões produtivas e semiáridas do estado. Boa parte destas áreas ainda não tiveram chuvas expressivas capazes de umidificar o solo a ponto de renovar a vegetação.

As previsões indicam que pode chover entre 50 e 90 mm nas regiões, Extremo-Oeste, Centro-Sul e Sul Baianos.  Em toda faixa litorânea do estado também deve chover durante o feriado prolongado, incluindo em Salvador, os as previsões de momento indicam acumulados entre 15 e 45 mm nos próximos dez dias.

Antes disso, no entanto, deve voltar a fazer calor forte em muitas localidades. Até terça-feira (31), algumas cidades da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco podem voltar a registrar temperaturas acima de 40ºC.

Na última sexta-feira, o Inmet divulgou os prognósticos do clima para o mês de novembro. Espera-se novamente calor acima e chuvas abaixo da média nas maiores partes das regiões Norte e Nordeste e chuvas volumosas no Sul do país, característica típica do El Niño em atuação.

Previsões indicam avanço da umidade sobre a Bahia nos primeiros dias de novembro

Veja a previsão para os próximos dias

Chuvas tímidas em outubro

Entre quarta (25) e sexta (27), algumas áreas do estado registraram algumas chuvas, entretanto, os volumes foram baixos na maior parte das localidades. Em Guanambi o acumulado foi de 12 milímetros (mm) no Centro da cidade, medido pelo pluviômetro da Agência Sertão.

Em Vitória da Conquista os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registraram entre 15 e 20 mm na quinta-feira (26). Já em Barreiras, as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 27 mm entre quarta e sábado (28).

Nestas três cidades, as chuvas da última semana representam praticamente todo o acumulado de outubro. Além do tempo seco, o mês foi marcado por altas temperaturas. Na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde as máximas passaram dos 41ºC várias vezes nas últimas semanas, a estação do Inmet registrou apenas 1 mm de chuva na sexta-feira.

Depois das chuvas, já neste domingo (29), o ar voltou a ficar seco nestas áreas e o Inmet voltou a emitir alertas meteorológico de baixa umidade relativa do ar.


Fonte: Agência Sertão

Postagens relacionadas

Região 6777079313567755205

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item