LULA AFIRMA QUE SE PUTIN VIER AO BRASIL NÃO SERÁ PRESO





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o líder russo Vladimir Putin não será preso se vier ao Brasil. A afirmação foi feita ao ser questionado se ele seria convidado para participar da reunião do G20 no Brasil — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo — e Lula confirmou que o presidente da Rússia receberá o convite.

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, disse, entrevista ao canal indiano Firstpost, no sábado (9/9). “Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso”, acrescentou.

Nesta segunda, Lula recuou, mas também questionou por que o país é membro da corte. Depois de dizer que o líder russo Vladimir Putin não corria o risco preso caso viajasse ao Brasil, o presidente Lula recuou em novas declarações nesta segunda-feira (11/09). Em entrevista coletiva na Índia, o mandatário brasileiro disse que "se Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo ou não é a Justiça".

O chefe do governo russo é alvo de um mandado de prisão expedido em março deste ano pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual o Brasil é membro.

Por outro lado, Lula também questionou a presença do Brasil no TPI, embora tenha negado que avalie retirar o país do tratado. "Eu inclusive quero muito estudar essa questão desse Tribunal Penal [Internacional] porque os Estados Unidos não são signatários dele, a Rússia não é signatária dele também. Então, eu quero saber por que o Brasil é signatário de um tribunal que os EUA não aceitam. Por que somos inferiores e temos que aceitar uma coisa?"

"Não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber por que Estados Unidos não é signatário, por que a Índia não é signatária, por que a China e a Rússia não são signatárias e por que o Brasil é signatário”, declarou. "Qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário?", indagou Lula. "Os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, só os bagrinhos assinam."

Mandado expedido em março

Fonte: opovo.com.br




Postagens relacionadas

Política 1161057592172184709

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item