Moradores de Ipupiara foram surpreendidos na manhã de hoje com um Arco-íris ao redor do Sol; Saiba o que é um halo solar e como ele acontece



 Moradores de Ipupiara foram surpreendidos na manhã de hoje (11), por um tipo de arco-íris redondo em volta do Sol. Relativamente raro, o curioso fenômeno atmosférico chama-se halo solar. Mas você sabe o que ele é, e por que é formado?

Um halo solar é, de maneira bem simples, ocorre a partir da combinação de nuvens e raios de luz. O efeito óptico acontece naturalmente quando os raios do Sol atravessam certas nuvens grandes e altas, em geral do tipo cirrostratus, que são carregadas de cristais de gelo.

Essas nuvens são como véus esbranquiçados, que cobrem grandes áreas, mas sem deixar de permitir a passagem de luz. Quando há água congelada no caminho, ela age como um prisma, dividindo a luz branca em cores (dispersão).

Ao ser refratado, o raio solar muda de direção e de velocidade. Dependendo de seu comprimento, ganha cores primárias do espectro visível, entre o azul e o vermelho.

Tudo isso acontece na troposfera, a mais de 10 quilômetros de altitude, em geral quando há mudanças climáticas bruscas, como ventos fortes e chuvas. São mais comuns em áreas geladas do globo — por isso os belos registros da Suécia —, mas podem acontecer em qualquer local e qualquer estação do ano.

São mais visíveis quando o Sol está perto do horizonte, ao nascer e se pôr.

O halo é, especificamente, como um arco-íris circular ao redor do Sol. Ele acontece devido à refração da luz em gotas de água depois de uma chuva. Sua forma é resultado do tamanho e formato dos cristais de gelo, que são hexágonos pequeninos. É como se houvesse milhões de lentes em miniatura, de seis lados, no ar.

O efeito também pode aparecer ao redor da Lua, especialmente na fase cheia, a partir do mesmo processo de refração da luz do luar nos cristais de gelo. Mas, por estar no céu noturno, não conseguimos visualizar todas suas cores, apenas as mais claras e brilhantes.

Curiosidade: 

Antigamente os mais velhos de nossa região acreditavam que esse fenômeno se tratava de um presságio para um ano chuvoso. 



Postagens relacionadas

Ipupiara 145409877637832849

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item