Criminosos usam fotos de perfil de conhecidos no whatsapp para aplicar golpes em Ipupiara.

 


 Na tarde desta quinta-feira (03), a redação do O'Cristal Notícias recebeu denúncias de um internauta de Ipupiara, nos informando sobre uma modalidade de golpe que está sendo aplicada na região.

Como funciona o golpe

Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar. O objetivo do criminoso é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil.

A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que sua internet está ruim e que está precisando de um favor para efetuar uma transferência, ou alegando que seu aplicativo de banco está com problemas. Logo em seguida o golpista fala que até mais tarde o valor será transferido de volta.

Nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.

Outra forma de os golpistas conseguirem os dados pessoais das vítimas é por meio de vazamentos de dados. Os estelionatários podem encontrar em alguns sites o nome completo, telefone, endereço, email e até informações como CPF e RG.

Para evitar golpes desse tipo, os usuários devem manter o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. Além disso, devemos sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por aplicativos como o WhatsApp.


Via O Cristal Notícias 

Postagens relacionadas

Ipupiara 8981427675551465045

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item