Criminosos usam fotos de perfil de conhecidos no whatsapp para aplicar golpes em Ipupiara.
Na tarde deste sábado (20), a redação do O'Cristal Notícias recebeu denúncias de uma internauta da comunidade do Riacho das Telhas, nos informando sobre uma modalidade de golpe que está sendo aplicada na região.
Segundo a Vereadora Marivone, um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar. O objetivo do criminoso é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil.
A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que sua internet está ruim e que está precisando de um favor para efetuar uma transferência, ou alegando que seu aplicativo de banco está com problemas. Logo em seguida o golpista fala que até mais tarde o valor será transferido de volta.
" Hoje a tarde um golpista com foto de uma moradora aqui do Riacho das Telhas, mandou mensagens pra o meu filho pedindo dinheiro, alegando que necessitava efetuar uma transferência, mas estava com problemas de internet e que a tarde enviaria o dinheiro de volta. Uma amiga minha também recebeu mensagens essa semana, de um número desconhecido, com a foto de perfil de sua filha pedindo dinheiro." Disse a Vereadora.
Nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.
Outra forma de os golpistas conseguirem os dados pessoais das vítimas é por meio de vazamentos de dados. Os estelionatários podem encontrar em alguns sites o nome completo, telefone, endereço, email e até informações como CPF e RG.
Para evitar golpes desse tipo, os usuários devem manter o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. Além disso, devemos sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por aplicativos como o WhatsApp.
Via O Cristal Notícias