UFBA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA UMA VAGA DE TUTOR PRESENCIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM IPUPIARA, CONFIRA O EDITAL ABAIXO.

A Universidade Federal da Bahia - UFBA,
por meio da Superintendência de Educação a
Distância - SEAD, torna público
que estão abertas
no período de 25.04.2022 a 24.05.2022, as inscrições do Processo Seletivo
para o preenchimento de vagas e formação
de cadastro reserva para Tutor(a) a presencial, para o curso de
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA na
modalidade a distância, estabelecido por meio da Universidade Aberta do Brasil
– UAB, conforme normas estabelecidas a seguir:
1.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O
Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 1 vaga por polo e formação de cadastro reserva para a função de Tutor(a)
presencial no curso LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
da UAB/UFBA, para atuação nos polos de apoio presenciais conforme Anexo 4
– Quadro 4 deste edital.
1.2.
O Processo Seletivo terá validade
de 2 anos, a contar da data de publicação do seu resultado final, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da Coordenação Geral do
Curso, conforme Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- CAPES nº 102/2019.
1.3. O
Processo Seletivo será regido por este Edital, planejado pela Superintendência
de Educação a Distância e pela
Comissão de Seleção, constituída pelo Colegiado do Curso, conforme Portaria CAPES nº 183, alterada
pela Portaria nº 15 de 23 de janeiro de 2017,
Portaria nº 139
de
13 de julho de 2017
de
20 de outubro de 2016 e
Portaria CAPES nº 102
de
10 de maio de 2019, em conformidade com o Procedimento Operacional – PO SEAD 06 (disponível no site www.sead.ufba.br) e cronograma, conforme
Anexo 1, Quadro 01.
1.4.
Para os fins deste Edital,
entende-se que a tutoria das disciplinas ofertadas na modalidade a distância
será exercida por profissionais da educação com formação na área do curso e afins, qualificados em nível compatível ao previsto no projeto
pedagógico, com formação de nível superior e experiência
mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino
básico ou superior, de acordo a Portaria nº 183, de 20 de outubro
de 2016.
1.5.
O Processo Seletivo será realizado
conforme Instrução Normativa CAPES nº 02 de 19/04/2017 e Portaria CAPES nº 249 de
08/11/2018;
2.
DAS ATRIBUIÇÕES, CARGA HORÁRIA
E BOLSA
2.1. Das atribuições para o Tutor(a)
presencial:
a)
Mediar o processo
de aprendizagem dos(as)
alunos(as) ao longo
do curso;
b)
Participar de reuniões virtuais ou presenciais com a Coordenação do Curso, quando
solicitado;
c)
Participar de reuniões com o(a) Professor(a) de cada Disciplina ou Módulo, sempre
que solicitado(a);
d)
Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
e)
Orientar os(as) alunos(as) nas atividades complementares e de extensão;
f)
Acompanhar e dirimir
as dúvidas dos(as)
alunos(as) nas atividades realizadas;
g)
Acompanhar, corrigir e dar retorno das atividades pedagógicas escritas
e/ou online no prazo
estabelecido pela Coordenação do Curso;
h)
Frequentar com pontualidade e
assiduidade o polo de apoio presencial conforme quadro horário semanal de atendimento presencial aos estudantes,
definido com a Coordenação do curso;
i)
Atualizar o registro de notas e
frequência no AVA no prazo máximo de 10 dias
após o encerramento do
módulo;
j) Organizar toda logística e programação dos encontros presenciais nos polos;
k)
Comunicar-se com os(as) alunos(as) que não recorrem
à tutoria ou que não realizam
as Atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone, esgotadas todas as
possibilidades de comunicação pelo AVA;
l)
Respeitar os princípios da ética
nas discussões com os(as) alunos(as) e colegas de equipe;
m) Organizar grupos
de estudos e atividades de campo com os estudantes;
n)
Apresentar um relatório de
atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do(a) aluno(a), suas
principais dúvidas e respectivas
orientações, encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que
os(as) alunos(as) apresentam em relação a tópicos dos módulos e respectivos materiais
didáticos;
o)
Orientar, acompanhar e avaliar os alunos sob sua responsabilidade;
p)
Acessar o AVA com a frequência mínima necessária para estabelecer comunicação eficaz com toda a equipe do curso;
q)
Seguir orientações dos(as)
professores(as) das disciplinas e da Coordenação do curso;
r)
Interagir com os Tutores(as) a
distância, com vistas à troca de experiências e melhor acompanhamento aos estudantes, durante
os encontros presenciais no Polo de Apoio
de presencial;
s)
Aplicar, corrigir e lançar notas de atividades sob sua responsabilidade no AVA
MOODLE.
2.2. Da Carga Horária do(a)
tutor(a):
2.2.1 A Carga Horária de atividades será de 20 (vinte)
horas semanais, cumpridas conforme
plano de trabalho estabelecido pela Coordenação do Curso. Para o(a) Tutor(a) presencial a Carga Horária de trabalho
será distribuída conforme item 2.1 deste
Edital. As reuniões presenciais ou
virtuais podem ocorrer nos períodos diurno, noturno e/ou nos finais
de semana, quando
ocorrerem os encontros
presenciais e formações.
2.3. Das Bolsas
2.3.1 Os(As)
Tutores(as) presenciais selecionados receberão bolsa de tutoria no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais),
conforme Portarias da CAPES nº 183 20
de outubro
de 2016 e Portaria nº 1 de 23 de janeiro de 2017, bem como Instrução
Normativa CAPES nº 2, de 19 de abril de 2017;
2.3.2
Os (As) tutores(as)
selecionados(as) não poderão acumular
bolsas do Sistema Universidade
Aberta do Brasil/UAB ou de outros projetos financiados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação Básica, no período previsto para o desenvolvimento da atividade objeto desta Chamada Pública.
A bolsa pode ser acumulada
apenas com bolsa de aluno(a) de pós-graduação stricto sensu (mestrado e
doutorado) da CAPES ou do
Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico –
CNPq, conforme Portaria
Conjunta CAPES/CNPq n° 1, de 12 de dezembro de 2007;
2.3.3
O(A) Tutor(a) poderá ser
desligado(a) deste programa, a qualquer tempo, por solicitação ou por descumprimento das atribuições.
3.
DA INSCRIÇÃO
3.1. As
inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do formulário online (NESTE LINK)* e do envio dos documentos, abaixo relacionados, durante o período
de inscrições, para o endereço eletrônico: selecaofaced@gmail.com, com o
assunto “Inscrição Seleção Tutoria presencial POLO (NOME) – Edital (13/2022)”:
a)
Nome completo, no corpo do e-mail;
b)
Documento de identificação com foto (escaneado);
c)
Link para o Currículo Lattes
atualizado;
d)
Diploma ou certificado de conclusão
de curso de Graduação e Diploma de curso de
maior titulação, devidamente reconhecidos pelo MEC, na forma da legislação em vigor
(escaneados);
e)
Carta de apresentação e intenções conforme
item 4.2 deste edital;
f)
Comprovantes de experiências dos
últimos cinco anos a serem pontuados na Análise
Curricular, em PDF e juntados em arquivo único, conforme Quadro do ANEXO 2;
g)
Preencher e enviar o ANEXO II
(Quadro 2 – Itens para pontuação da análise curricular) com a quantidade de atividades, o valor a ser atingido
do barema, e o nome e página do arquivo correspondente
com os documentos comprobatória anexada.
h)
Comprovante de residência EM SEU
NOME (escaneado) atendendo ao disposto no item f) do Art. 3.6 deste edital.
3.2. O(a) candidato(a) que enviar a documentação, em desacordo com o que estabelece o Edital
terá sua inscrição indeferida e, consequentemente, não estará habilitado(a) a participar do Processo Seletivo, na condição de não homologado(a);
3.3. Não serão permitidas a complementação ou substituição documental após a inscrição ser efetivada e o
prazo encerrado;
3.4. Os documentos listados no item 3.1 devem ser enviados como anexo no formato PDF pelo endereço
eletrônico (e-mail) do(a) candidato(a), em mensagem única, para o endereço eletrônico: selecaofaced@gmail.com
3.5 É vedada a inscrição
em mais de um polo de apoio presencial. Em caso de inconsistência
na informação sobre o polo, valerá apenas a indicação feita no formulário de inscrição
do candidato.
3.6. São requisitos gerais para participação:
a)
Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a) ou estrangeiro(a) com visto permanente ou visto de trabalho;
b)
Comprovar experiência mínima de 1
ano no magistério na educação básica ou exercício mínimo
de 1 ano no magistério superior, conforme portaria
da Capes Nº 183 de 20
de outubro 2016;
c)
Ter disponibilidade de 20 horas semanais para desempenho da função;
d)
Ter acesso à internet em sua
residência e ter habilidade para usar computadores em atividades educacionais, por meio de internet (web
conferência, fórum, bate- papo, plataformas de ensino-
aprendizagem, dentre outros).
e)
Possuir graduação em pedagogia ou licenciatura.
f)
Residir no município/ polo de apoio para o qual pleiteia
a vaga ou a uma distância de 50 km. É de inteira responsabilidade
do(a) candidato(a), assumir os custos decorrentes
do deslocamento para participar das atividades presenciais conforme estabelecidos no item 2.1.
3.6. No ato da inscrição o(a) candidato(a) estará
concordando automaticamente com as normas e disposições estabelecidas neste Edital;
4.
DO PROCESSO SELETIVO
Os (As) candidatos(as) deverão participar de Processo Seletivo
que inclui análise
curricular e análise
de carta de apresentação e intenções.
4.1. Da Análise
Curricular:
4.1.1.
A Análise Curricular ocorrerá
conforme pontuação descrita no Anexo 02
Quadro 2 abaixo, considerando
os documentos comprobatórios apresentados em Quadro 02- Anexo 2;
4.1.2.
Serão considerados(as)
aprovados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota igual ou superior a 20 (vinte) pontos;
4.1.3.
O(A) candidato(a) que não
apresentar comprovação das informações descritas no Barema curricular, será
atribuída pontuação 0 (zero), pela banca examinadora, na
referida análise, para cada item não
documentado.
4.1.4 Para comprovação das experiências profissionais
descritas no barema de análise curricular
serão considerados apenas documentos emitidos nos últimos cinco anos. Documentos enviados, com experiência
anterior há cinco anos ou sem informação que
comprove o período
de experiência profissional, não serão considerados.
4.2 Da Carta de
Apresentação e Intenções
4.2.1.
A
Carta de Intenções
constitui-se em um texto pessoal
que identifica o (a) candidato(a), sua formação,
conhecimentos e experiências relacionados com a função pretendida, apresentando suas expectativas em relação ao curso e
sua intenção em atuar no mesmo;
4.2.2.
O (A) candidato(a) deverá digitar a
primeira parte – Identificação Pessoal – da Carta de Intenção com seus dados pessoais;
4.2.3.
O (A) candidato(a) deverá de modo resumido
(máximo de duas laudas), apresentar suas intenções em participar do curso pretendido, com observância dos critérios relacionados no Anexo 03, Quadro 3;
4.2.4.
Para a Carta de Intenções, o(a) candidato(a) deve usar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, e margens: superior 3,0 cm,
inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm, conforme
normas da ABNT. Onde couber,
o texto deverá ser justificado;
4.2.5.
A Carta de Intenções é
eliminatória. Para sua análise, serão consideradas, além da correção ortográfica e linguística, a coerência, a objetividade e as motivações do candidato para
participar do Processo Seletivo de tutoria, como: conhecimento sobre o sistema
de funcionamento da Educação a Distância; sobre
o regime de atuação na tutoria presencial em Educação a Distância;
conhecimentos básicos em Informática Educativa; capacidade em orientação acadêmica a estudantes e conhecimentos
sobre formação em pedagogia. Nesta análise, serão
atribuídos pontos de 0 (zero)
a 100 (cem);
4.2.6.
Caberá a cada membro da comissão,
isoladamente, atribuir uma nota, considerando a pontuação máxima do Barema,
conforme a desempenho do(a) candidato(a) na Carta de Intenções.
O resultado será a apuração da média aritmética simples das notas atribuídas pelos examinadores, considerando duas casas decimais;
4.2.7.
Será eliminado(a) o (a) candidato(a) que não enviar a Carta de Intenções
ASSINADA, em formato PDF, juntamente
com os documentos comprobatórios no ato da inscrição;
4.2.8.
Também será eliminado(a) o(a)
candidato(a) que, na apuração da média das notas atribuídas pelos três examinadores, obtiver resultado inferior
a 60 (sessenta) pontos na carta de
intenções, conforme critérios no Anexo 3, Quadro 03.
4.3.
O
Resultado Final de Classificação (RFC) do Processo
Seletivo será apurado
por meio da aplicação
da seguinte fórmula matemática:
4.3.1.
Os
(As) candidatos(as) serão sequenciados(as), em ordem decrescente de resultado final
de classificação (RFC),
conforme a quantidade necessária de candidatos(as);
4.3.2.
No
caso de empate no resultado
final de classificação (RFC) entre os (as) candidatos(as), serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios
para desempate:
a)
candidato(a)
com maior tempo de experiência comprovado em EaD;
b)
candidato(a) com idade igual ou superior
a 60 (sessenta) anos, na forma da lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);
c)
candidato(a) com a maior idade dentre os (as) empatados(as), considerando-se ano, mês e dia.
4.4. O (A) candidato(a) que
não atender a qualquer etapa estabelecida neste edital, será eliminado(a) do processo seletivo.
5.
DOS RECURSOS
5.1. O
(A) candidato(a) que desejar interpor recurso contra o indeferimento de
inscrição e/ou resultado poderá
fazê-lo conforme cronograma do Anexo 1,
Quadro 01, enviando o Formulário de Recurso, disponível em: https://sead.ufba.br/formulario-de-recurso-para- processos-seletivos
para o e-mail do curso: selecaofaced@gmail.com com o assunto “Recurso Seleção
de Tutores(as) presenciais - Edital
13/2022”;
5.2.
O julgamento da Banca é
irrecorrível, salvo em caso de inobservância das normas contidas neste Edital
e das disposições legais.
6.
DA PREVISIBILIDADE DAS
VAGAS
6.1. Serão
preenchidas 01 vaga por polo e será formado o cadastro reserva para Tutor(a) presencial;
6.2. Os
(As) candidatos(as) classificados(as) nas ordens decrescente formarão o
cadastro reserva de Tutores(as) presenciais do Curso, e poderão ser chamados em havendo vacância ou necessidade do curso, dentro do prazo de validade
deste instrumento editalício.
7.
DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1.
A
constatação de quaisquer
irregularidades na documentação implicará a desclassificação do(a) candidato(a), no
ato da contratação e a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis;
7.2.
O desenvolvimento das atividades
constantes do presente Edital não acarretará, em qualquer hipótese, vínculo empregatício com a UFBA em qualquer
das suas Unidades Administrativas e/ou Acadêmicas;
7.3.
O pagamento das bolsas aos Tutores
ficará condicionado ao cumprimento das atribuições especificadas neste Edital, no cronograma e no regulamento dos cursos.
7.4.
Em caso de cancelamento da bolsa de
Tutor(a) será convocado(a) o(a) próximo(a) candidato(a) da sequência de classificação;
7.5.
Nenhum(a) candidato(a) poderá
alegar desconhecimento das instruções contidas
neste Edital.
7.6. Todas
as publicações referentes a este processo de seleção serão disponibilizadas no site www.sead.ufba.br, sendo seu acompanhamento de
inteira responsabilidade do/a candidato/a
Salvador, 25 de abril de 2022
Márcia Rangel
Superintendente de Educação a Distância
Quadro 01 – CRONOGRAMA
Data |
Atividade |
25.04.2022 |
Publicação
do Edital |
25.04 a 24.05.2022 |
Período de inscrições |
02.06.2022 |
Divulgação
da homologação das inscrições |
03.06.2022 |
Interposição de recurso contra
o indeferimento de inscrição, via e-mail: selecaofaced@gmail.com |
06.06.2022 |
Resultado da interposição de recurso contra o indeferimento de inscrição |
Divulgação
do resultado do processo seletivo |
|
07.06.2022 |
Interposição de recurso sobre
o resultado do processo seletivo via e-mail: selecaofaced@gmail.com |
08.06.2022 |
Resultado da interposição de recurso sobre
o resultado do
processo seletivo |
Resultado
final da seleção |
Quadro 2 – Itens para pontuação da análise curricular
Item |
Quantidade Máxima por atividade |
Valor Unitário |
Pontuação Unitário |
Quantidade por
atividades |
Valor atingido |
Nome do arquivo e página do comprovante |
Especialização em educação (Concluído) |
1 |
5 |
5 |
|
|
|
Mestrado em educação ou áreas
afins (Concluído) |
1 |
10 |
10 |
|
|
|
Doutorado em educação ou áreas afins (Concluído) |
1 |
20 |
20 |
|
|
|
Experiência profissional
em docência no ensino
superior (a
partir 1 semestre) |
4 |
5 |
20 |
|
|
|
Experiência profissional
com ensino ou tutoria EaD
(a partir 1 semestre) |
5 |
6 |
30 |
|
|
|
Experiência profissional comprovada no ensino
na educação básica (acima de 1 ano) |
3 |
5 |
15 |
|
|
|
Total |
100 |
------------------------- |
Quadro 3 – Itens para pontuação
da Carta de Intenções
ITEM |
CRITÉRIOS |
PONTOS |
01 |
Pensamento crítico/analítico sobre
orientação acadêmica e mediação tutorial na EAD |
30 |
02 |
Clareza nas expectativas e intenções de atuação no curso |
25 |
03 |
Conhecimento
sobre o sistema
de funcionamento da Educação a Distância e Tutoria na EAD |
25 |
05 |
Clareza, coesão
textual e correção ortográfica |
20 |
|
TOTAL |
100 |
Quadro 4 – Polos de apoio presenciais
Nº |
NOME DO POLO |
VAGAS |
1. |
Barreiras |
1 + Cadastro reserva |
2. |
Guanambi |
1 + Cadastro reserva |
3. |
Ipirá |
1 + Cadastro reserva |
4. |
Ipupiara |
1 + Cadastro reserva |
5. |
Itaberaba |
1 + Cadastro reserva |
6. |
Itapicuru |
1 + Cadastro reserva |
7. |
Jacobina |
1 + Cadastro reserva |
8. |
Piritiba |
1 + Cadastro reserva |
9. |
Sapeaçu |
1 + Cadastro reserva |
10. |
Vitória da Conquista |
1 + Cadastro reserva |