Prefeitura de Ipupiara em parceria com a FUNASA realizou ações educativas em relação ao tratamento de água

 




A Prefeitura Municipal de Ipupiara, através da Vigilância Sanitária Municipal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa – realizou ações educativas com a população, manutenção, capacitação e monitoramento da qualidade da água do Projeto Salta-Z nas comunidades de Bela Sombra, Vanique, Brejão e Rio Verde.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), é um projeto que consiste em transformar água suja em água potável para consumo humano. 

Como funciona – Desenvolvido pela FUNASA, o filtro nada mais é do que a coleta de água de um manancial, rio, lago, açude, poço. Essa água passa través de uma bomba e leva, até a caixa d’água, sulfato de alumínio, que, por sua vez, trata da questão estética da água, dando uma boa aparência. Ele pega a sujeira, flocula, decanta, dando uma aparência melhor.

o subir para a caixa, a água fica de 30 a 50 minutos decantando e pode descer em direção ao filtro. Ao passar por ele, ela passa também por um dosador de cloro, que, ao chegar ao filtro, vai ser devidamente tratada. Essa água já vai diretamente para a torneira, então, o cloro faz esse tratamento químico da água.

O Projeto SALTA-Z foi desenvolvida para favorecer o acesso a água potável para populações rurais, mas também o empoderamento e a conscientização das pessoas quantos às responsabilidades social e coletiva, mobilizando pessoas e compartilhando saberes, construindo compromissos e um ambiente saudável para toda a comunidade.

Postagens relacionadas

Saude 2294409432336343648

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item