IPUPIARA CELEBRA ANIVERSARIO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA COM INAUGURAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS E ENTREGA DE TRES VEICULOS ZERO QUILOMETROS

 

Esta segunda-feira (09) é um dia especial para Ipupiara (BA). A cidade comemora 63 anos, ou seja mais de meio século de muita historia pra contar.

“Neste dia 09 de agosto, a nossa querida cidade completa 63 anos, e nada mais justo que parabenizarmos o povo Ipupiarense e os que escolheram essa cidade para morar e trabalhar, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora" disse o prefeito Ascir Leite.  

Veja programação para está segunda-feira:

Pela manhã às 9hs, os alunos do colégio Municipal prestarão uma homenagem cantando o hino do municipio hino de Ipupiara acompanhado com a fanfarra da Igreja Adventista, o professor Alberto entoara o hino Nacional, a programação segue com a  inauguração da revitalização da  Praça Getúlio Vargas,  depois haverá a entrega de 3 carros 0km : 2 fiat Mobi e uma Fiorino que serão destinados a área da educação, na ocasião também serão entregues títulos de cidadãos Ipupiarenses para: Edneide Ferreira Xavier, Pe. Márcio Benevides de Souza, Danila Oliveira de Souza, Dr. Hugo Serafim Rodrigues Barbosa de Sousa e José Lourenzo Neto. O evento será transmitido ao vivo através do Facebook da Prefeitura. Depois a programação continua a noite com a Missa em Ação de Graça pelo aniversário da cidade e pela reforma externa da  Igreja São João Batista, a cerimônia acontecerá às 19:30hs.


 UM POUCO DA HISTÓRIA


Primeiro prefeito de Ipupiara 

Jose Antonio dos Santos.

                             

Jose Antonio dos Santos, filho de Antônio Francisco dos Santos e Maria dos Anjos Santos, “Dedé” nasceu na Gameleira (Ibipetum), no dia 8 de março de 1917. Após iniciar os estudos primários, desistiu; abandonara a escola para dedicar-se ao comércio de fumo de rolo, que era uma das pouquíssimas fontes de renda em sua época. Ao mesmo tempo, trabalhara como pequeno produtor rural, na agricultura de subsistência e pequena criação de gado. 


SEGUNDA ELEIÇÃO.

                                 

Arlindo Alves de Almeida nasceu em Ibitunane, Gentio do Ouro, em 4 de maio de 1917, filho de Adrião Alves de Almeida e Maria Alves da Conceição. Mudou-se para o Fundão (Ipupiara) em 1926. Morou com o casal José Alves de Almeida e Fermolina Alves. Frequentou escolas da época, fez estudos primários. Foi comerciante, dono de farmácia, loja de tecidos, produtor rural, dono de rebanho bovin. 


TERCEIRA ELEIÇÃO

                                                          

Artur Gomes nasceu na Gameleira (Ibipetum), em 1/12/1920, filho de Honorato Francisco da Silva e Hormelina Silva. Frequentou escola primária, sem concluir os estudos. Foi comerciante de fumo de corda; exportava para cidades do Piauí e Maranhão. Embora fosse pouco interessado em política, os gameleirenses o identificaram como o candidato ideal para disputar o pleito de 1966.   


QUARTA ELEIÇÃO

                                                

Osvaldo nasceu na Lagoa de Prudente, Povoado do município de Ipupiara, em 20/6/1932, filho de Francisco Pantaleão Leite e Ana Rosa Leite da Silva. Frequentou escolas da época, porém, não concluiu os estudos primários. Foi agricultor e comerciante de fumo. Entrou jovem para o mundo da política, elegendo-se vereador para a Legislatura 1962-66. Exerceu curto mandato de menos de dois anos: 7/4/1971 a 31/1/1973. 


QUINTA ELEIÇÃO

 

                                       

 Oscarino José dos Santos “Oscazão” nasceu em Gameleira (atual Ibipetum), em 2/1/1929, filho de José Carlos dos Santos (Zé Carro) e Zulmira Alves dos Santos. Mudou com os pais para Ipupiara em 1936. Frequentou escolas da época, sem concluir os estudos primários. Foi comerciante forte de Ipupiara, comprando e vendendo produtos da região, assim como cereais, utilidades domésticas, implementos agrícolas, transportados de caminhão de outras cidades, sobretudo de Feira de Santana. Foi um dos primeiros cidadãos de Ipupiara a possuir um caminhão Chevrolet. Entrou desde cedo para o mundo da política, elegendo-se vereador na primeira Legislatura: 1959 a 1962. Elegeu-se prefeito como “candidato único”, tendo recebido 1.677 votos, para um mandato de quatro anos: 31 de janeiro 1973 a 31 de janeiro de 1977.

SEXTA ELEIÇAO 15 DE NOVEMBRO DE 1976

Dois candidatos disputaram o pleito: Osvaldo Leite da Silva, da Arena, apoiado pelos líderes de Ipupiara, e Aristides Novais, do MDB, apoiado pelos líderes de Ibipetum e pelo prefeito Oscarino (Oscazão). A eleição ocorreu em 15/11/1976. Osvaldo venceu com 202 votos de frente:  obteve 1.433 votos contra 1.231 de Aristides Novais.


SETIMA ELEIÇAO


                                                

 Getúlio Ribeiro Barreto, Getúlio exerceu um mandato de seis anos: 31 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988.Participou ativamente da política local, tendo sido candidato a prefeito na primeira eleição realizada no município (1958). Foi eleito vereador mais votado pela UDN para a legislatura de 1963 a 1966. Candidato a prefeito na eleição de 1966 (Arena 2). Secretário municipal na gestão do prefeito Oscarino José dos Santos: 1973 a 1976. Vice-prefeito de 1977 a 1982 (Arena). Prefeito na gestão de 1983 a 1988 (PDS). Candidato a prefeito em 1992 (PDC). E candidato a vice-prefeito na eleição de 2000.

OITAVA ELEIÇAO

                         


Gildásio Martins Sodré Filho de Matias Martins Sodré e Isabel Sodré Silva, Gildásio nasceu em Milagres, lugarejo do município de Morpará/BA, em 29/7/1949. Mudou com os pais para a Gameleira (atual Ibipetum). No início dedicou-se à agricultura familiar, depois ao comércio de cereais. Não demonstrava muito interesse pelo mundo da política, contudo, na eleição de 1988, convidado por amigos, saiu candidato e sagrou-se vencedor. Seu mandato foi de 4 anos: 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.


NONA ELEIÇÃO


                                                         

Dois candidatos disputaram o pleito: Osvaldo Leite da Silva, pelo PFL, representando a situação, apoiado pelo prefeito Gildásio Martins Sodré, e Getúlio Ribeiro Barreto, pelo Partido Democrata Cristão (PDC), apoiado pela oposição. A eleição ocorreu em 3 de outubro de 1992.

Osvaldo venceu com 2.519 votos contra 1.536 de Getúlio, portanto, com 983 de frente. Seu mandato foi de 4 anos: 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996.


 DÉCIMA ELEIÇÃO

José Luciano Novais (Zequinha)

                   Filho de Aristides Novais e Maria Martins dos Santos, José Luciano nasceu na Gameleira (atual Ibipetum), em 24/07/1951. Foi morar desde cedo em Salvador, constituiu família e lá se tornou empresário do setor de serviços de segurança.

            Seu mandato durou quatro anos: 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 



DECIMA PRIMEIRA   ELEIÇÃO



Ascir Leite Santos

                   Filho de Emiliano Santos Cunha e Aurelice Leite Santos, Ascir Leite Santos nasceu em 2 de julho de 1968 em Ipupiara. Empreendedor nato, formou-se em Administração de Empresas. Começou a trabalhar cedo, no comércio de cereais. Depois mudou de ramo. A partir de uma pequena loja de móveis e eletrodomésticos, inaugurada em julho de 1997 em Ipupiara, construiu o bem-sucedido grupo “Lojas 2000”: uma rede de lojas que hoje está presente em várias cidades da Bahia.

                   Seu mandato foi de quatro anos: 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.


DECIMA SEGUNDA ELEIÇÃO


                

Dois candidatos disputaram a prefeitura de Ipupiara: Ascir Leite Santos, pleiteando a reeleição, pela Coligação “União por Amor a Ipupiara”, formada pelo PFL, Partido Social Liberal (PSL) e Partido Social Cristão (PSC). Do outro lado, Isaac Santos Queiroz, pela Coligação “Ipupiara para Todos”, formada pelo PP, PT e PL, apoiado pela oposição. Esta eleição ocorreu em 3 de outubro de 2004. Ascir Leite Santos recebeu 3.647 votos contra 1.611 de Isaac Santos Queiroz, vencendo, portanto, com 2.036 de frente.


DECIMA TERCEIRA   ELEIÇÃO




Ganhou um mandato de quatro anos: 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

  David Ribeiro nasceu no Povoado de Olho D’água, município de Ipupiara, em 29 de junho de 1962, filho de José Ribeiro dos Santos (Zuzinha) e Judite Pereira dos Santos. 


DECIMA QUARTA ELEIÇÃO 

                                              

O prefeito David Ribeiro recebeu 3.361 votos contra 2.319 de Ivoneide Alves Santana, sendo reeleito, portanto, com 1.042 de frente.


DÉCIMA QUINTA  ELEIÇÃO 03 DE OUTUBRO DE 2016

                   Dois candidatos disputaram o pleito: Ascir Leite Santos, 48 anos, atual vice-prefeito, Empresário, pelo PP (11) na coligação Ipupiara Nosso Compromisso (PP, DEM, PR), apoiado pelo grupo da situação, inclusive o prefeito David Ribeiro. E Elizângela Rosa da Silva Vieira, 44 anos, Enfermeira, pelo PSD (55) na coligação Mudar para Avançar (PSD, PT, PC do B, PSB), apoiada pelo grupo da oposição.

                   Para esta eleição, 7.937 eleitores estavam aptos a votar. Compareceram às urnas 6.768 eleitores (85,27%). Abstiveram-se 1.169 (14,73%). Houve 67 votos em branco, 156 nulos e 6.545 válidos.

                   Ascir recebeu 3.676 votos contra 2.869 dados a Elizângela, sendo eleito, portanto, com 807 votos de frente. Em termos percentuais: 56,17% contra 43,83%.

                   Ganhou mandato de 4 anos: 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.


DÉCIMA SEXTA ELEIÇÃO 


Na atual gestão Ascir ampliou as oportunidades para o acesso à formação universitária implantando diversos cursos, ampliou rede elétrica e iluminação, rede de distribuição de água, serviços de vigilância eletrônica, ampliou a parceria com as diversas estruturas da Polícia Militar, acabando com assaltos a bancos locais, a violência contra os cidadãos e cidadãs de bem e redução do tráfico de drogas no âmbito do território municipal, requalificou a pavimentação de ruas, avenidas e praças, construiu prédios escolares, quadras poliesportivas, reconstruiu estradas vicinais. O novo Hospital Municipal de Ipupiara está mais moderno, com novas tecnologias e serviços antes existentes apenas em cidades distantes...
Confira em nossa pagina do Facebook:

Postagens relacionadas

regiao 5738510494905216236

Postar um comentário Default Comments

  1. Excelente matéria sobre o aniversário da cidade! Achei suscita a biografia de alguns prefeitos e outros nem fotos apresentaram e sim a foto do Mercado Municipal dos anos 50.Eles fizeram parte da história e deveriam ter o mesmo destaque que os outros.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item