Câmara realiza Sessão Solene e aprova Títulos de Cidadão Honorário de Ipupiara.

 



Em solenidade, a Câmara de Vereadores de Ipupiara realizou, na manhã da última sexta-feira (06), a Sessão Solene para aprovaçao de Título de Cidadão Honorário de Ipupiara. Foram aprovados 5 novos titulos de cidadãos a cerimônia foi aberta ao publico seguindo as recomendações da  OMS com o rito inicial feito pelo presidente da Casa, vereador Clayton Rodrigues Silva, que em seguida convidou autoridades para comporem a mesa. A solenidade seguiu fazendo a abertura dos trabalhos do Legislataivo

Em seguida, o presidente Clayton proferiu discurso, reconhecendo o valor de cada homenageado para o município e seu merecimento pelo Título de Cidadão. os titulos serao entregue aos homenageados na segunda feira 09 de agosto, as 10hs na solenidade do aniversario da cidade de 63 anos, juntamente com  inauguraçao da praça Getulio Vargas e entrega de tres veiculos zero quilomentros. A sessao  contou com a presença das personalidades homenageadas, seus familiares e amigos, que acompanharam de perto a votaçao, todas estas honrarias são motivadas por atitudes que fomentam melhorias para o município em diversas áreas, como a educação, o empreendedorismo, a cultura, a saúde, e assim contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. O Ato Solene homenageia cidadãos que contribuem ou contribuíram, no exercício de suas atividades, para o desenvolvimento do município. 

– Veja a Biografia  dos homenageados:

NEIDE

Ela nasceu aos 18 dias do mês de junho de 1982, na cidade de São Francisco, localizada na região Norte de Minas Gerais. O nome da cidade é em homenagem a um dos mais importantes rios do Brasil, o São Francisco, cujas margens dividem o centro do território do município de ponta a ponta no sentido Oeste/Norte. Filha do senhor Domingos Xavier da Silva e de dona Maria da Glória Ferreira Silva e irmã de Edna e Elane, ela se formou pela Faculdade de Enfermagem do Rio de Janeiro. Seu primeiro emprego foi no Hospital Regional José Franco, em Aracajú, Capital do Sergipe, onde ficou apenas um mês, quando mudou para a Bahia, precisamente Ipupiara, ao saber do concurso público para Enfermagem na Rede dos Serviços de Saúde do município. Seu ingresso começou no PSF da Sede, em outubro de 2006.

Há 15 anos adotou Ipupiara como sua terra, onde fixou moradia e constituiu família, ao se casar com Diogo Pereira Torres, com quem tem duas filhas: Isabela, 10 anos e Gabriela 4 anos.

Ela se tornou cidadã ipupiarense por paixão e agora, em ato do Poder Legislativo, se torna, de fato e de direito, por meio do TÍTULO DE CIDADÃ DE IPUPIARA, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade, além da amizade e espírito humanístico que imprime em todas as suas ações.

Viva a nova cidadã ipupiarense, , EDNEIDE FERREIRA XAVIER!


DANILA

Ela nasceu em 26 de julho de 1987, nos aconchegantes labirintos da Chapada Velha de Gentio do Ouro, onde as histórias do garimpo e da ocupação da região sertaneja e são franciscana, com forte influência de nações europeias são marcas imponentes do seus conterrâneos.

Filha de Dilton Souza Pires e Reia Silvia Leles de Oliveira, ela se formou na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estácio Filho. Desde setembro de 2013 dedica seus conhecimentos e habilidades profissionais com amor e zelo pelas pessoas da nossa terra, sendo bastante querida pelos colegas de trabalho e famílias atendidas por ela nas unidades de saúde do nosso município. 

Por tudo que tem feito em nosso município ao longo de oito anos, a Câmara de Vereadores concedeu, em justa homenagem, o título de cidadã ipupiarense a DANILA OLVEIRA DE SOUZA.

DR. HUGO


Vem também, do Norte de Minas Gerais, o mais novo cidadão ipupiarense, que nasceu em Montes Claros, aos 3 de julho de 1985. Destemido e carismático, é filho de Luiz Alberto Barbosa de Souza e Deusdeth Macária Rodrigues. Ele ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Ingá, no Paraná, onde se formou médico em 2017 e se graduou em Psiquiatria pela Verbo MED.

Há quase quatro anos foi contratado pelo município para desempenhar suas habilidades como profissional da saúde, onde tem ganhado a simpatia de colegas e da comunidade pelo compromisso profissional e humanitário, ajudando a salvar vidas, prevenir doenças e promover a saúde do município, estabelecendo melhor qualidade de vida e bem-estar social dos seus pacientes.

Com estas credenciais, a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão de Ipupiara, ao DR. HUGO SERAFIM RODRIGUES DE SOUZA. Sejas bem-vindo, Dr. Hugo!



NETO QUEBRA-QUEIXO



No final da década de 70 e início da década de 80, muitas pessoas viam um homem com certa idade e um jovem andarem de bicicleta com uma caixa de quebra-queixo na garupa, vendendo a iguaria de coco com açúcar queimado nos festejos das comunidades de Ipupiara, jogos de futebol, eventos repigiosos e nas feiras livres de Brotas de Macaúbas e até Gentio do Ouro. Eles chamavam a atenção por pedalarem tão longas distâncias para comercializarem seus produtos, produzidos no quintal da residência do seu João Ferreira, pai de Onofre Ferreira Machado, na Avenida 7 de Setembro.

Eles colhiam cocos comprados nas propriedades rurais e feira-livre de Ipupiara, matéria prima para o mais tradicional doce feito pelo homenageado. 

Aquele homem, era José Gonçalves de Souza, “Zezinho do Quebra-Queixo” e aquele jovem, João de Souza Lourenzo Neto, o nosso “NETO DO QUEBRA-QUEIXO. 

“Zezinho” tinha hábito nômade. Após passagens por Gentio do Ouro e a Vila de Pituba, passou uma temporada em Ipupiara, aqui chegando em 1979, onde, além de fabricar doces, consertava calçados e fabricava sapatos e sandálias artesanais de couro. Neste período, morou por um bom tempo em nossa cidade com dois filhos de sangue, o hoje jornalista e pedagogo João Gonçalves e a publicitária Maria Luciné Gonçalves e o filho de criação, NETO DO QUEBRA-QUEIXO.

Ao anunciar uma nova mudança de lugar, Zezinho escutou de Neto que gostou de Ipuiara e que iria permanecer na cidade, onde constituiu família e tem cinco filhos. 

Atualmente casado com Elaine Mendonça Leite de Souza, Neto mantem o fabrico de quebra-queixo até os dias de hoje, mesmo depois de ter ampliado seus negócios. Aqui ele prosperou, instalou uma fábrica de doces e, em.parcerias com laticínios e  outros fornecedores, aproxima os consumidores de produtos como rapadura, doces de buriti, cocadas, biscoitos, queijo e requeijão, mantendo uma grande rede de clientes em todas as regiões de Gentio do Ouro, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas e Ipupiara, gerando empregos e renda em nosso município.


Pe. Márcio Benevides



Ribeirinho da são franciscana cidade de Ibotirama-BA, onde nasceu aos 9 de julho de 1978, o Padre Márcio Benevides de Souza é o quarto filho de Osmar e Maria Benevides de Souza. Batizado na Paróquia Nossa Senhora da Guia pelo Padre João Óssola, ele cumpriu na mesma Paróquia, todas as etapas de catequese, atingindo a maturidade cristã. Em seguida, sentiu-se chamado pelo Senhor da Messe, para trabalhar no engajamento pastoral em sua Paróquia de origem, participando de Circulo Bíblico, Catequese e liderando grupos de jovens paroquianos. 

Foi participando dos encontros vocacionais para jovens, oferecidos pela Paróquia, e acompanhado na Diocese de Barra pelo Frei Luiz, responsável pela Pastoral Vocacional nos idos de 1994, hoje Bispo Diocesano, que descobriu a sua vocação sacerdotal.

Com a chegada de uma Congregação Religiosa à Paróquia de Ibotirama, liderada pelos Padres Josefinos de Murialdo, foi estimulado a ingressar na referida Congregação. A partir de quando, seguiu intenso trajeto formativo que começou em 2001, no Postulado Josefino, em Porto Alegre (RS) aprofundando estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, perpassando por diversas formações e atuações em regime de direção e diferentes regiões do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Em julho de 2016 Padre Márcio, a pedido do Bispo Diocesano Dom Luiz Cappio, assume a Paróquia São João Batista, em Ipupiara, onde assume várias funções importantes: é o promotor vocacional diocesano, acompanha os Seminaristas Propedeutas, é membro do Colégio de Consultores do Bispo e coordenador da Forania 4.

Em Ipupiara, incrementou a reorganização do Projeto Girassol, dando-lhe uma nova roupagem e atraindo mais voluntários, bem como conseguiu novos instrumentos através de projetos, potencializando esse trabalho social. Em seu zelo pastoral preza pela boa formação das lideranças, criou grupo de coroinhas, Cerimoniários, retiros para jovens, fomentou a construção de várias capelas desde que chegou, destacando a construção rápida da capela de São Jorge no Bairro Campos Belos e a aquisição de um novo veículo pertencente à Paróquia para sua ação pastoral, bem como a criação do DIA DA PALAVRA e o caminhar em comunhão com a Diocese destacando as prioridades Diocesanas de fortalecimento das comunidades eclesiais por meio de uma incansável presença em todas elas, formação à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, gerando ações como aumento dos círculos bíblicos, celebração da Palavra nas comunidades, valorização do CPC e CPP e fomentando na comunidade o compromisso com o Dízimo.

Também não perdeu tempo e aqui em questão de estudos concluiu a especialização se formando como Psicopedagogo clínico e Institucional. E a agora lidera com coragem e empreendedorismo a substancial Reforma e Ampliação da Igreja Matriz de Ipupiara, dedicada a São João Batista, um patrimônio de nosso município. Também conseguiu uma doação de entidade estrangeira para pintar todo o centro paroquial onde funcionar o Projeto Girassol, importante trabalho social para o nosso município criado a anos atrás nesta Paróquia de São João Batista de Ipupiara.

Contribui muito como liderança social pela presidência do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem pacificado situações onde são necessários diálogos com as autoridades para melhor gerir processos que gerem vida em abundância para todos. Sem dúvidas um curriculum substancial e considerável para uma um homem de Deus e do povo.

 

Postagens relacionadas

titulo cidadao 1785568420441522477

Postar um comentário Default Comments

  1. Parabéns padre Márcio pelo merecido título de cidadão pupiarense, parabéns por todos os trabalhos realizados na Paroquia de Ipupiara.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pe. Márcio, continua essa bela missão. Excelente pessoa. Gratidão

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item