São João em Casa: Veja guia com as principais lives para curtir o feriado em clima junino

 por Jamile Amine / Bianca Andrade / Antônia Fernanda / Matheus Lens


Pelo segundo ano consecutivo, as tradicionais festas juninas - principal fonte de renda para forrozeiros e larga cadeia produtiva -, estão canceladas na Bahia, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Para tentar amenizar o impacto da ausência das festividades nos moldes tradicionais, alguns artistas de maior expressão conseguiram adaptá-las para o suporte virtual através de lives.

Também para compensar o cancelamento e ajudar o público a celebrar o São João com segurança, o Bahia Notícias reuniu uma série de atrações gratuitas que podem ser curtidas em casa, sem aglomeração, cumprindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Veja os detalhes das programações:

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

 

ARTISTAS

 


ELBA RAMALHO - PARTICIPAÇÃO DE JULIETTE

Direto de Campina Grande (PB), cidade que realiza uma das mais conhecidas festas juninas do país, Elba Ramalho faz um live show com direito a baião, xotes, cocos e forrós, incluindo homenagens a Dominguinhos é Falamansa. Na ocasião, a artista paraibana contará com a participação especial da vencedora do Big Brother Brasil 21, Juliette, sua conterrânea, com quem fará um dueto na música “Olha Pro Céu”, de autoria de José Fernandes e Luiz Gonzaga.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Live de Elba Ramalho com participação de Juliette
QUANDO: Quarta-feira, 23 de junho, às 20h30h
ONDE: Canal do Youtube do São João de Campina Grande e da própria Elba Ramalho
 

 

 

ALCYMAR MONTEIRO

No repertório da apresentação, que contará com a participação da cantora Nádia Maia e do sanfoneiro Luizinho de Serra, Alcymar Monteiro promete relembrar grandes sucessos de sua carreira e também homenagear importantes nomes da música nordestina.


SERVIÇO
O QUÊ: Alcymar Monteiro - Live junina
QUANDO: Quarta-feira, 23 de junho, às 20h
ONDE: Youtube (www.youtube.com/reidoforro)

 

 

ARRAIÁ DO REI - ZELITO MIRANDA

 

O forrozeiro convida o público a arrastar o sofá e colocar uma roupa quadriculada para acompanhar a live, que terá repertório de sucessos, a exemplo das canções “Do Jeito Que Seu Nego Gosta”, “Forró Porreta” e “Na Lama”, além de músicas tradicionais do São João. O evento contará com a participação virtual de Santana o Cantador, Tom Dantas e da dupla sergipana Antônio Rogerio e Chico Queiroga.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Arraiá do Rei - Noite De São João Zelito Miranda e Convidados
QUANDO: Quarta-feira, 23 de junho, às 20h
ONDE: Youtube Zelito Miranda Oficial

 

 

 

ADELMARIO COELHO - MEU SÃO JOÃO É ASSIM

Com a participação de três convidadas especiais, as forrozeiras baianas Luana Ingry, Joyce França e Paulinha Oliveira, Adelmario promete fazer um live show de sucessos, marcando a noite de São João.


SERVIÇO
O QUÊ: Adelmario Coelho apresenta: Meu São João é Assim - Live Show 2021
QUANDO: Quinta-feira, 24 de junho, às 19h
ONDE: Canal do Adelmo Coelho no Youtube

 

 

 

SOLANGE ALMEIDA - GALINHO #DENDICASA 

A 32ª edição do Arraiá do Galinho acontece de forma virtual devido à pandemia do coronavírus, mas a animação promete ser a mesma que a das versões presenciais. No dia 26 de junho, a partir das 19h15, o público poderá acompanhar a "maior live das galáxias", com apresentação de Solange Almeida e participações de Rafa Almeida, Tierry, Tayrone, Eric Land, Forró do Tico, Danniel Vieira e Toque Dez.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Galinho #Dendicasa com Solange Almeida e convidados
QUANDO: 26 de junho, a partir das 19h15
ONDE: TV Aratu e Canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCu_vk6FrfIxS5DZl0l4F-TQ

 

 

 

FAFÁ DE BELÉM E MARIANA BELÉM - ARRAIÁ PARCEIRÃO

A cantora Fafá de Belém e a filha, Mariana Belém, se juntam para uma live inédita e especial em homenagem ao São João. Apaixonada pela festa, a artista afirma que irá incluir em seu repertório grandes sucessos dos festejos juninos como “Olha pro Céu”, “São João Menino”, “Cai, Cai Balão” e “Carneirinho Carneirão”. Esta será a segunda vez que a artista sobe aos palcos de forma virtual na data. Fafá estará acompanhada dos músicos Sandro Haik, Lulinha Alencar, Elthon Moras e Vinicinho.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Arraiá Parceirão com Fafá de Belém e Mariana Belém
QUANDO: 24 de junho, a partir das 20h
ONDE: YouTube https://www.youtube.com/channel/UCtcfUTKe5ueMJn6T4zO96gw

 

 


 

CRIS LIMA

Com mais de 30 anos de carreira, Cris Lima, atualmente a 1ª cantora de Piseiro do Brasil, fará uma live de São Pedro no dia 27/06, a partir das 15:00h, e promete matar a saudade dos palcos e de todos. No início deste ano Cris Lima lançou o DVD “Esse Dia Lá Na Roça”, com sete faixas inéditas, e está relançando músicas com a sua leitura.


SERVIÇO
O QUÊ: Cris Lima
QUANDO: 27 de junho, às 15h
ONDE: www.youtube.com/channel/UCyCVl4t2vgGSwWycLbZCWQg

 

 

 

FLÁVIO JOSÉ

Com músicas muito conhecidas pelo público, o cantor Flávio José vai se apresentar na véspera deste São João ao lado de Lara Amélia e Forró D2. O show será transmitido a partir das 19h através da página do Youtube do artista.


SERVIÇO
O QUÊ: Live de Flávio José
QUANDO: 23 de junho, às 19h
ONDE: Canal do cantor no Youtube

 

 

 

 

DORGIVAL DANTAS

Na véspera de São João, dia 23 de junho, Dorgival Dantas vai apresentar sua live de São João. 


SERVIÇO
O QUÊ: Live Dorgival Dantas
QUANDO: 23 de junho às 20h
ONDE: Canal do Assaí no Youtube

 

 

 

ADELMARIO COELHO E TARGINO GONDIM

Adelmário Coelho, acompanhado pelos pela sanfona sete baixos de Targino Gondim, realizam uma live que será transmitida através do canal youtube.com/macacogordo.


SERVIÇO
O QUÊ: Live Adelmário Coelho e Targino Gondim
QUANDO: 25 de junho às 19h
ONDE: Youtube

 

 

 

EVENTOS

 

 

CRUZ DAS ALMAS - “SÃO JOÃO DENDICASA”

Um dos destinos mais procurados para curtir os tradicionais festejos juninos em períodos normais, este ano Cruz das Almas terá uma programação adaptada para o online. A campanha "São João Dendicasa" exibirá lives de artistas locais no Youtube da prefeitura municipal.

 

23/06
19h - Bando Cavalos do Cão
20h - Laços do Forró


24/06
15h - Forrozão do Galego
16h - Alexandre Pio
17h - Chinelo com Meia

 

 

FORRÓ DO FORTE
No dia 23, Robson Alves, Serenão, Azzaração e Trakinagem do Forró se apresentam na festa junina do Castelo Garcia D’Ávila. Já no dia 24, os shows ficam por conta de Ricardo Viana, Trio Imbassaê, Tabaréu e Marcelo Santos. No dia 25 sobem ao palco Luiz Caldas, Pet Dauê e Forró do Miagui. Encerrando a programação, o dia 26 terá Targino Gondim, Júnior Moura e Forró Kassuá.

 

SERVIÇO 
O QUÊ: Forró do Forte
QUANDO: Quarta-feira a sábado, 23 a 26 de junho, a partir das 16h
ONDE: Castelo Garcia D’Ávila - Transmissão no Youtube Músicos em Cena
 

 

 

SÃO JOÃO SINFÔNICO DA OSBA - DOMINGUINHOS 80 ANOS

Com o tema “Dominguinhos 80 anos”, o São João Sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) fará um tributo ao cantor, compositor e instrumentista pernambucano falecido em 2013. Com participação de Mestrinho, Lenine e Aiace,programa terá três grandes cações do músico homenageado, todas com arranjo de Marcelo Caldi. 

 

SERVIÇO
O QUÊ: Osba - São João Sinfônico
QUANDO: Quarta-feira, 23 de junho, às 19h
ONDE: Canal da Osba no Youtube
 

 

MEMÓRIAS JUNINAS - OSBA

Reunindo memórias das festas juninas, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) traz vídeo musical em que, junto com Caetano Veloso, traz uma versão especial da música "Genipapo Absoluto", escrita pelo artista baiano justamente a partir das lembranças do período em sua casa em Santo Amaro. O vídeo musical tem solo de oboé do maestro Carlos Prazeres e conta com as lembranças compartilhadas pelo público.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Osba - "Memórias Juninas"
QUANDO: Quinta-feira, 24 de junho, às 20h
ONDE: Canal da Osba no Youtube

 

 

ARRAIÁ NA PRAÇA - LUCY ALVES, RASTAPÉ E MARIANA AYDAR

O projeto Arraiá na Praça, que acontece anualmente em São Paulo, ganhou uma versão virtual para não deixar o São João passar em branco. Realizado pela Agência InHaus, o projeto terá transmissão pelo YouTube, e as lives acontecem nos dias 24 e 25 de junho (quinta e sexta), com apresentações de Mariana Aydar, Lucy Alves, Rastapé, Victor Amorim e Nayra Days.


SERVIÇO
O QUÊ: Arraiá na Praça com Rastapé, Lucy Alves, Mariana Aydar, Alexandre e Adriano, Victor Amorim e Nayra Days
QUANDO: 24 e 25 de junho, a partir das 20h
ONDE: YouTube https://www.youtube.com/channel/UCzE_bpvqI4ndVzxS9Rebl7g
 

 

 

SÃO JOÃO DE TODOS - NODA DE CAJU, FULÔ DE MANDACARU, BRASAS DO FORRÓ E MASTRUZ COM LEITE

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto, um dos mais robustos da temporada, reúne mais de 30 nomes importantes para a cena nordestina musical em um grande festival com lives que vão do dia 16 ao dia 27 de junho. Para a noite de São João, o evento reúne as bandas Brasas do Forró, Fulô de Mandacaru e Gleydson Gavião e no dia seguinte o público poderá curtir a apresentação da banda Mastruz com Leite.


SERVIÇO
O QUÊ: São João de Todos com Noda de Caju, Fulô de Mandacaru e Brasas do Forró e Mastruz com Leite
QUANDO: 23, 24 e 25 de junho 
ONDE: YouTube youtube/suamusica

 

SÃO JOÃO DA MINHA TERRA

O evento será transmitido pela internet e seguirá nos dias 23 e 24 de junho, no Facebook e Instagram, e no canal do Youtube “Economia Solidariaba”. Além de debates, o evento terá o comando de Del Feliz, o cordelista Antônio Barreto, a Orquestra Sisaleira e a Camerata Popular do Recôncavo. Na quarta-feira (23), as atrações são: Quadrilha do Iguape, Amadeu Alves, Balanço Swingado, Jairo Barboza, Chef Rosa Gonçalves e Chef Cida Pescadora. Já na quinta-feira (25), conta com Zelito Miranda, Rennan Mendes, Cícero, Sofia Leão, Zé Costa, Viny Borges, Chef Rosa Gonçalves e a Chef Cida Pescadora.


SERVIÇO
O QUE: "São João da Minha Terra" 
QUANDO:  23 e 24 de junho
ONDE: No canal do Youtube do Economia Solidariaba 

 

 

OUTROS EVENTOS

 


LIVE ‘UMA SAUDADE CHAMADA SÃO JOÃO’ 

Solange e Gil do Vigor se unem em uma transmissão no canal do Boticário no Youtube, no dia 23 de junho, às 19h.

 


SÃO JOÃO NA COLABORAÊ - TRIO ANARRIÊ

O Trio Anarriê, grupo comandado por Alexandre Lins, Daniela Pena e Jelber Oliveira, apresenta seu forró raiz no dia 23 de junho, a partir das 20h, com transmissão no canal do YouTube.

 

 

MANSÃO DO FORRÓ LIVE

12 horas seguida de forró no dia 24 de junho, a partir das 12h, no youtube/mansaodoforro

 


3º ORQUESTRA SANFÔNICA CANTA LUIZ

Júnior Moura, Ricardo Vianna e Adalício fazem homenagem a Luiz Gonzaga, no dia 25 de junho, às 19h, no Youtube / Canal Brincantes Nacional.

 

 

TVE BAHIA - BAHIA JUNINA

22/06 – Arraiá de Lençóis
Principal destino turístico da Chapada Diamantina, Lençóis também é famosa pela
tradição dos festejos juninos, pelas atrações culturais, história e animação. Nesse programa o público vai ficar por dentro da história local contatada pelo historiador Felipe Sá, e vai conhecer sobre a preparação de iguarias famosas da cidade como a Geleia de Milho de Lia Costa, o Caldo de Kenga de Vera Raimundo, além do Quentão de Linda Almeida, bebida famosa por espantar o frio dessa época. Entre as tradições culturais, serão destaque a Trezena de Santo Antônio contada por Damares Moura e o Pau de Fitas, dança folclórica milenar, cuja história será contada por Patrícia Pontes. A História do Geopark local ficará por conta do filho da cidade Kikio. Entre as atrações musicais desse dia estão os sanfoneiros Elison Moura e Dauan, que garantem o arrasta-pé!

 

23/06 – Arraiá de Amargosa
Localizada no Vale do Jequiriçá e também conhecida como cidade jardim, é um dos destinos mais procurados para festa de São João da Bahia. Para contar a história da cidade teremos a professoras Noélia Andrade, Ninnya Souza (receptivo) e Regina Maria, que aluga casas com histórias pitorescas. Para contar sobre as comidas e bebidas típicas serão entrevistadas Nayara Oliveira (Licor de amendoim), Delma Leal (Canjica e comidas típicas). Para falar sobre o artesanato local, Andrea Santos e Lisiane Santos. Ainda sobre a cultura, o Bahia Junina de Amargosa terá as presenças dos poetas e cantores Jorge Correia, Casimiro Silva e Mary Santana. A animação ficará por conta dos sanfoneiros Samir, David, Júlio, Cassimiro Silva, banda Forró dos Trem e de Peu Meurray, criador de instrumentos pneumáticos, e também do Bloco de Arrasta Pé “Zona Rural”, que hoje com mais de 2 mil pessoas.

 

24/06 – Arraiá de Cachoeira
A cidade histórica de Cachoeira mantém viva a tradição dos festejos juninos, típicos do interior, e, pela proximidade com a capital, Salvador, sempre atrai um grande número de visitantes na época. Para contar história e fatos curiosos da cidade, o historiador Cacau Nascimento fará um apanhado das situações de maior destaque. Uma das iguarias típicas de Cachoeira, a famosa maniçoba, terá a história e feitura contata pela microempresária Hildete Silva e pela cozinheira Natalice do Amor Divino. E a pamonha terá a receita passada pela quituteira e comerciante Eva Santana. A cidade também tem fama de produzir um dos licores mais saborosos da Bahia. Para falar do tema, participam os empresários e comerciantes Rosival Pinto e Rosival Júnior do Licor Roque Pinto. A Trezena de Santo Antônio também é tradição secular em Cachoeira e será contada pela professora aposentada Marinalva Macêdo. A cidade conta também com concurso de quadrilhas, que movimenta muitos grupos durante os festejos juninos, os puxadores Fernando Barbosa (Quadrilha do GACRI grupo artístico e cultural raízes do Iguape) e o professor Edson Cruz (Quadrilha junina Girassol do Iguape) irão falar sobre essa a competição. A programação musical conta com o cantor e tecladista Rony Macedo, o sanfoneiro Danton do Acordeom e Dona Dalva - Samba de Dona Dalva, uma das importantes manifestações culturais do município.

 

25/06 – Arraiá de Mucugê
A cidade de Mucugê, localizada na Chapada Diamantina, é muito procurada por quem
busca um São João tranquilo, e fiel às tradições. Os historiadores Aloísio Paraguassú e Valdelice Gomes irão apresentar algumas tradições e fatos mais importantes da cultura local, como a folclórica dança do Trança Fitas e as quadrilhas, representadas pela Quadrilha Jovem. O morador Joab Rocha vai contar sobre a origem do nome Mucugê, enquanto Maria Consuelo vai mostrar o preparo do arroz vermelho e o licor jenipapo, iguarias locais. O público irá conhecer também o Projeto Sempre Viva, que envolve turismo sustentável e preservação da natureza. Encerrando a programação, se apresentam o sanfoneiro Rony Barbosa, André Oliveira e Danielle Villar (Violão e Sanfona) e a Filarmônica 23 de Dezembro.


SERVIÇO
O QUÊ: PROGRAMA BAHIA JUNINA
QUANDO: 22/06 (Lençóis), 23/06 (Amargosa), 24/06 (Cachoeira) e 25/06
(Mucugê), às 19h
ONDE: TVE e Youtube/tvebahia.


FONTE: BAHIA NOTICIAS; https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/40943-sao-joao-em-casa-veja-guia-com-as-principais-lives-para-curtir-o-feriado-em-clima-junino.html

Postagens relacionadas

IPUPIARA BAHIA REGIAO 636105412242691136

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











Mais acessadas

Seguidores

item