JORNADA PEDAGOGICA 2018 ESTA SENDO REALIZADA COM SUCESSO EM IPUPIARA

Iniciada a Jornada Pedagógica de Ipupiara, com o tema
BNCC: Desafios, Inovações e Perspectivas.
O início do ano escolar é o momento de juntos pensarmos nos desafios e nas expectativas que temos em relação a cada uma de nossas escolas. A Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ipupiara, que neste ano tem como temática “BNCC: Desafios, Inovações e Perspectivas”, teve sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (19/02) na Quadra Poliesportiva do Colégio Municipal Professor Nenildo Andrade Leite, contando com a presença do Prefeito Ascir Leite, do vice-prefeito Vanderlino Vieira, da presidente da câmara de vereadores Marlene Gomes Martins, do vereador Clayton Silva, do Secretário Municipal de Educação Ageu Queiroz Silva Sodré e dos secretários municipais: Wellington Bessa, Jadilson Gomes e Graciela Rosa Santos, do Pe. Márcio Benevides – Paróquia São João Batista e do Pastor Gildevan - Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A abertura solene contou com apresentações culturais dos alunos das escolas da sede, resultado dos projetos desenvolvidos no ano anterior. Na sequência, o secretário de educação Ageu Queiroz fez uso da palavra, conclamando a todos os profissionais da educação para juntos participarem efetivamente deste momento de estudo e reflexões sobre esse importante documento norteador – BNCC.
Os representantes das instituições religiosas também fizeram uso da palavra, de incentivo e de encorajamento aos professores. A vereadora e presidenta da Câmara, Marlene Gomes, parabenizou a todos os professores pelo trabalho que já vem sendo realizado na educação, desejando votos de um ano letivo de muitas realizações.
O prefeito Ascir destacou a importância deste momento para a educação do município, o qual vem se desenvolvendo muito bem, graças ao empenho de toda a sua equipe de trabalho, que luta com afinco em prol do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Ascir Leite também, fez um momento de prestação de contas dos recursos da educação referente ao ano 2017, esclarecendo aos professores que apesar de todas as dificuldades financeiras, a sua gestão não mede esforços para que a educação continue avançando. Conclamou a todos a se comprometerem cada vez mais com a sua profissão de educadores.
Após o momento de abertura oficial, prosseguiu-se com as palestras:
1. Parceira Escola e Conselho Tutelar – Presidente do CMCDA – Padre Márcio Benevides.
Esclarecimentos sobre as funções e atribuições do Conselho Tutelar.
2. PSE – Programa Saúde na Escola – Coordenador da Atenção Básica – Enfermeiro Luiz Henrique Gomes dos Santos.
Esclarecimentos sobre as ações do Programa Saúde na escola para o ano 2018.
No turno Vespertino, os professores iniciaram seus estudos sobre a BNCC. As coordenadoras pedagógicas Maria de Fátima Pereira de Sousa e Ioná Pricila Andrade Oliveira, mediaram o estudo dirigido em grupos sobre as 10 competências gerais da BNCC.
Os professores refletiram sobre as competências e apresentaram um painel interativo com as seguintes informações: DESAFIOS, INOVAÇÕES E PERSPECTIVAS em relação às BNCCs.
Ao final das exposições dos grupos, as coordenadoras concluíram o primeiro dia da jornada, ressaltando que “essa semana é uma oportunidade fundamental para buscarmos uma reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular bem como realizarmos um planejamento coletivo, em que deveremos definir e esclarecer as metas que pretendemos atingir no decorrer do ano letivo de 2018”, destacou a professora Maria de Fátima.
De acordo com Ioná Pricila, “o tema proposto para este ano evidencia a importância de um currículo que considere as aprendizagens essenciais para cada ano dos sujeitos presentes na escola e de uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento dos alunos, valorizando suas potencialidades e despertando seu interesse na busca do conhecimento. Todos somos responsáveis e fundamentais nesse processo. Desafios serão muitos, no entanto, com empenho de todos os profissionais da educação poderemos inovar as nossas metodologias a fim de alcançarmos êxito em nossos propósitos”, finalizou.





Postagens relacionadas

Ipupiara 407534700255052900

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item