LONGEVIDADE - AOS 113 ANOS, SEU INNOCENCIO É O HOMEM MAIS IDOSO DE IPUPIARA

Innocencio Marcelino Dourado, ou "Seu Nuscenço" como é carinhosamente chamado por seus familiares e amigos, nasceu no dia 22 de Junho de 1904, no município de Ipupiara-BA. Em 2017 completou nada menos que 113 anos de idade. 

Segundo os familiares e conhecidos, essa era a idade que se encontrava no seu Batistério, que infelizmente veio à perda, não encontrando em paróquias próximas a Ipupiara. Existindo apenas documentos com a data do seu nascimento errada.

A FAMÍLIA 

Filho de Dona Olaia Maria do Espirito Santo e Marcelino José Dourado, teve ao todo 2 irmãos, Sulina e Otaviano.
Seu Innocencio, foi casado com Maria do Espirito Santo e teve 11 filhos, 05 homens: Gerolo (em memória ), Deudeste, Antônio, Miguel e Juarez (em memória) e, 06 mulheres: Marli, Celina (em memória), Marlene, Lovina (em memória), Nilza (em memória) e Nitinha. Atualmente avô de nada menos 50 netos, 68 bisnetos e 11 trinetos, são eles : Cleison, Júlia, Alice, João Victor, Luiz Henrique, Luan, Isabella, Davi Lucca, Yasmin, Miguel e Henry gabriel .O neto mais velho se chama Cleison com 17 anos.


HISTÓRIA DE VIDA

Nasceu em uma família humilde, sempre trabalhou na roça para o sustento da família.

BOA SAÚDE


O tempo passou rápido e ao completar seus 113 anos de idade, Seu Innocencio Marcelino Dourado “não tem nenhum problema de saúde, nunca foi em nenhum hospitais, clinicas ou consultórios médicos, para fazer uma consulta sequer, pois goza de boa saúde”, explica o seu neto Carlinhos, que dedica a sua vida aos cuidados de seu querido avô, afirma. “Meu avô não tem problema com pressão alto ou baixa, não é diabético. Alimenta-se  muito bem, come um pouco de tudo e não tem problemas com sono. Apenas suas vistas é que já estão cansadas e não ouve muito bem”. Assim, por não enxergar bem, passa o dia sentado no sofá, onde faz as suas refeições, e, só sai para o banho e outras necessidades. Adora receber visitas e tem como diversão os seus bisnetos, como os quais gosta de brincar. Uma outra paixão é o futebol. Flamenguista "Roxo", Seu Inocencio não perde um jogo do "Mengão" e por incrível que pareça, sabe tudo sobre o andamento do campeonato.

SEGREDOS DA LONGEVIDADE
Um dos segredos de sua longevidade é uma antiga paixão do passado que carrega para sempre em seu pensamento e coração. Dona Liberina, que faleceu esse ano com 112 anos de idade, e que por motivos particulares não pôde se casar com ela. Tem também a sua dieta alimentar que já foi liberada pela médica para comer o que tiver vontade. Afinal 113 anos não são para todos.  Outros segredos de Seu Innocencio é sempre dormir bem, “deitar cedo e acordar na madrugada”, habito que a acompanhou por toda sua vida, e mantém ainda hoje; Outra segredo, marca registrada de Seu Innocencio, é o Bom Humor, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre está alegre e nunca reclama da vida, conta o Neto Carlinhos. “Ele sempre viveu com um sorriso no rosto, sempre pronto a servir, também a Fé em Deus, sempre o acompanhou", relata.

DONA LIBERINA - FAMÍLIA DE CENTENÁRIOS
Em sua família, Seu Innocencio não é o único participante do “Clube dos Centenários”, também teve sua irmã Dona Sulina, que viveu até os 112 anos .

Mislene Novais, uma das suas bisnetas, o define como um homem muito tranquilo, carinhoso de um coração enorme que sempre ajudou a todos. Um orgulho não só para os familiares, mas para todos os Ipupiarenses. “Meu Bisavô é um exemplo de vida para todos nós”, diz sua bisneta.
Em 2014, no seu aniversário de 110 anos, uma missa de ação de graças foi celebrada pelo Bispo Dom Frei luiz Flávio Cappio, na igreja São João Batista em Ipupiara, um dos momentos marcantes para toda família do "Seu Nucenço"...

Fotos: Arquivo Familiar
Da Redação, 22/10/2017


Postagens relacionadas

Região 7811799209037011866

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item