Ruas de Ipupiara são tomadas pelo povo em bonita festa cívica do Dia da Independência

Com o tema “Viajando no mundo da Leitura”, o desfile cívico de 07 de setembro de Ipupiara, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, levou uma multidão às ruas na manhã desta quinta-feira.

            O desfile contou com a participação dos componentes da Fanfarra Municipal Benedito José da Silva, dos alunos e professores das Escolas Municipais Dr. Arnaldo Santana, Colégio Profº Nenildo Andrade Leite, Colégio Coronel Artur Ribeiro, Creche Mãe Venina, Colégio Democrático Estadual Castro Alves, além do Clube dos Aventureiros e do Clube dos Desbravadores Falcões Reais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como do grupo de Adolescentes do CRAS Laurentina Ribeiro.

            Marcaram presença neste evento cívico em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil, o prefeito municipal Ascir Leite Santos, o vice-prefeito Vanderlino Vieira, a presidente da câmara de vereadores Marlene Gomes Martins, o vereador Clayton Silva, o Secretário Municipal de Educação Ageu Queiroz Silva Sodré, o Secretário de Saúde Antonio Sodré Figueiredo, o Secretária de Administração Leila Lis Arcanjo, representantes da Paróquia São João Batista e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e Unidade Básica de Saúde (SAMU 192).

O desfile teve início na Praça da Bandeira, percorrendo as seguintes ruas da cidade: Rua Rui Barbosa, Cinco Esquinas, 02 de Julho, Praça Neemias Santos, Praça Getúlio Vargas, Rua 07 de Setembro, Praça da Bíblia e finalizando na Praça Santos Dumont em frente a Prefeitura Municipal.

Cada um dos pelotões participantes do desfile trouxe reflexões sobre a importância da leitura para a formação cidadã.

1.    Colégio Municipal Dr. Arnaldo Santana – apresentou algumas obras da literatura infanto-juvenil e seus respectivos personagens: O auto da Compadecida de Ariano Suassuna; A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha; Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado; A turma da Mônica de Maurício de Sousa; além de algumas princesas dos contos de fadas e personagens da literatura infantil.

2.    Colégio Municipal Nenildo Andrade Leite - apresentou alguns clássicos da literatura e seus respectivos personagens: O Pequeno Príncipe de Antoine Saint Exupery; O Menino Maluquinho, de Ziraldo; A Bailarina – de Cecília Meireles; O Sítio do Picapau Amarelo – Monteiro Lobato.

3.    Colégio Democrático Estadual Castro Alves – Apresentou algumas obras da Literatura Brasileira e Portuguesa e seus respectivos personagens: Iracema – José de Alencar; Navio Negreiro – Castro Alves; Bentinho do livro Dom Casmurro; Clarice Lispector; Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Picapau Amarelo; João Guimarães Rosa;

4.    Escola Municipal Coronel Artur Ribeiro – apresentou alguns personagens da Literatura Infantil, bem como levou também a Sacola Literária com livros da literatura infantil.

5.    O Clube dos Aventureiros – apresentando a importância da leitura e da disciplina desde a mais tenra idade.
6.    Clube dos Desbravadores Falcões Reais – jovens desbravadores sempre prontos e disponíveis a participarem dos eventos demostrando disciplina e organização cívica.

7.    Adolescentes do CRAS – com a mensagem do Setembro Amarelo, campanha em defesa da vida;

8.    Creche Mãe Venina – com a frase de incentivo à leitura: “Ler é ganhar asas para o mundo”.

Em frente a Prefeitura Municipal entoou-se o Hino Nacional Brasileiro em honra a nossa Pátria. Em seguida, a palavra foi franqueada. O prefeito municipal Ascir Leite Santos fez uso da mesma, agradecendo a todas as crianças, adolescentes e jovens pelo lindo desfile. Disse estar muito emocionado pelo viu nas ruas da cidade: belíssimo desfile organizado por quem ainda acredita que esse país ainda tem jeito, apesar de todas as adversidades enfrentadas na atualidade no cenário político. O futuro dessa nação está nas mãos de cada brasileiro que ama este país e por ele se dedica com muito amor e respeito. Ipupiara ainda faz um desfile cívico com respeito a sua Pátria Amada.

A presidente da câmara de vereadores Marlene Gomes Martins também parabenizou a Secretaria Municipal de Educação e a todas as escolas pelo belíssimo desfile realizado neste dia da Independência do nosso Brasil.

A diretora Elizangela Monteiro Machado, em nomes dos diretores escolares, agradeceu e parabenizou a todos os alunos, professores, funcionários, bem como as entidades que abrilhantaram esse evento com as suas participações.


O desfile deste ano 2017, em comemoração aos 195 aos da Independência do Brasil, teve como tema gerador: “Viajando no mundo da leitura”, destacando a importância da leitura para formação cidadã. Cada uma das escolas participantes deste desfile, bem como o Clube dos Desbravadores e os Aventureiros apresentou em seus pelotões frases de incentivo a leitura, personagens da literatura infantil, com o objetivo de incentivar a população ipupiarense a cada vez mais buscar a leitura, tendo em vista que: “A leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, que ler, tem a oportunidade de transcender!” (Simone Helem Drummond)

Texto e fotos: Secretaria de Educação de Ipupiara.













Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros













Mais acessadas

Seguidores

item