IPUPIARA: CONFERÊNCIA MUNICIPAL CONSTRUIU PROPOSTAS PARA 11ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Conferência de Assistência Social de Ipupiara, realizada na última sexta-feira (25), foi um verdadeiro sucesso. Além de palestras altamente significativas, foram produzidas propostas para os avanços essenciais do Sistema Único de Assistência Social. O evento foi preparatório para as etapas estadual e nacional, com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. 
Na abertura dos trabalhos, que contou com as presenças da presidenta da Câmara Marlene Gomes, da secretária de assistência social Graciela Santos e autoridades eclesiásticas, o prefeito Ascir Leite destacou a importância da conferência. “Acreditamos muito nos trabalhos desenvolvidos pelo nosso núcleo de assistência social. Esta é a área que mais se investe e esta conferência vai contribuir para que possamos avançar ainda mais na qualidade das políticas sociais”, salientou.
Ascir destacou ainda que o Brasil vai vivendo uma intensa crise de ordem econômica, mas também moral. “A corrupção é algo que precisamos combater o tempo todo. A crise moral e ética tem desacreditado os políticos. A crise afeta o judiciário, o congresso e o poder executivo. Temos que atuar firmemente para que o Brasil supere este momento difícil”, disse o prefeito que tem sido avaliado na região como o prefeito mais eficiente, transparente e honesto.
 As crianças assistidas pelo CRAS fizeram uma apresentação coreográfica antes do início dos trabalhos, demonstrando boa desenvoltura artística e intelectual.

PALESTRAS – Os trabalhos foram iniciados pela a assistente Social do CRAS, Monique Machado, como painelista do tema “a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade  como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”. Ela elencou pontos importantes sobre o beneficio de Prestação Continuada (BPC).  
 “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, foi a temática dirigida pela psicóloga do CRAS, Nubia Loyola, que deu ênfase na importância da participação da sociedade em conselhos e noutros fóruns de discussões e controle social. Ela lembrou ainda de quão importante são, as conferencias municipais, e que poderia ter ali muito mais usuários participando.  
                   
A assistente social Graciela Santos foi a palestrante que tratou do assunto “acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”. Graciela esclareceu sobre que as políticas socioassistencias são segurança de sobrevivência, de rendimento e de autonomia; segurança de convívio ou vivência familiar; segurança de acolhida. Ela esclareceu também várias dúvidas sobre o programa bolsa família que é um programa de transferência direta de renda.  
               
Já o coordenador da Paróquia São João Batista e psicólogo padre Márcio Santos, falou sobre “a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades entre governo federal, estadual, municipal e organizações sociais do terceiro setor, para a garantia dos direitos socioassistenciais”. O padre destacou que somente com o aprimoramento da legislação da política de assistência social poderá se ter assegurada a efetivação dos direitos às pessoas que mais precisam das políticas públicas como instrumentos de redução das desigualdades.

PROPOSTAS E DELEGADOS – Após as interações envolvendo os diversos temas, diversas propostas foram apresentadas e aprovadas pela plenária. Destaque para as que sugerem que o SUAS invistam também em logística e infraestrutura, como transporte exclusivo para o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, e a sua sede própria, criação da casa de apoio aos idosos e grupos de apoio aos alcoólicos e dependentes.
Todas as propostas: 
- Potencializar o esporte feminino;
- Potencializar parceria do projeto Girassol com a Prefeitura;
- Promover palestras no âmbito do município, levando informações acerca da assistência social;
- Buscar recursos financeiros para fortalecimento dos grupos existentes no CRAS;
- Adquirir um carro para a Secretaria social para potencializar os trabalhos ofertados;
- Adquirir a equipe Volante para o CRAS;
- Criar casa de apoio ao idoso;
- Criar casa de apoio a crianças e adolescentes em situação de abandono;
- Buscar parcerias para a implementação do programa Jovem aprendiz;
- Fortalecer o trabalho de acompanhamento às pessoas em situação de vulnerabilidade social (crianças e idosos);
- Mobilizar para que o Bolsa Família passe de programa para lei;
- Trabalhar a conscientização das famílias que tenham idosos em situação de negligência;
- Procurar formas de mobilizar participação popular usando os meios de comunicação na divulgação: carro de som, rádio, internet, igrejas, associações e escolas.
- Construir sede própria para o CRAS;
- Buscar parcerias/consórcios com municípios vizinhos para adquirir espaços que comporte no atendimento do CREAS e CAPS;
- Potencialização dos serviços através de divulgação e atuação de equipe multiprofissional;
- Capacitar a equipe profissional;
- Buscar apoio financeiro para a realização periódica de atividades culturais para diferentes públicos;
- Promover cursos técnicos acessíveis a toda população, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social;
- Promover grupo de apoio com adolescentes e jovens dependentes químicos e realizar campanhas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas; 
- Buscar um programa voltado para adolescentes para conscientização da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis como o apoio da atenção básica e do NASF;
- Elaborar uma cartilha de direitos e deveres dos usuários/beneficiários e de como poder ser denunciado irregularidades.

A plenária decidiu também, por aclamação, que as delegadas que representarão o município na Conferência Estadual, serão Monique Machado e Daniela Santos.
































































Fotos Divulgação
Da Redação,29/08/2017

Postagens relacionadas

Região 4588093761608311113

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros











 


 



 

 


Mais acessadas

item